Câmara Municipal recebeu audiência pública sobre estratégias de testagens para a Covid-19

A Câmara Municipal de Petrópolis recebeu na noite da última sexta, 14 de agosto, a audiência pública “Estratégias de Testagem para Covid-19 no Município de Petrópolis”. A iniciativa do encontro foi do vereador Silmar Fortes (PL), presidente da Comissão em Defesa da Saúde.
O evento foi realizado com alguns participantes presentes na plenária e outros por via remota, com transmissão pela TV Câmara (canal 98 da Tech Cable e canal do youtube) e na página do facebook da Câmara Municipal de Petrópolis.
O vereador Silmar Fortes deu início à audiência e passou a palavra para a secretaria de Saúde, Fabíola Heck, que apresentou os indicadores, as ações desenvolvidas e o monitoramento da situação no enfrentamento da covid-19 no município desde o primeiro caso registrado no município, no dia 10 de março. A secretária ressaltou que a taxa de letalidade no município é de 5,21%, abaixo da média estadual e acima da média do país.
A secretária esclareceu que a matriz de risco foi implementada já visando a possibilidade de flexibilização do distanciamento social. Disse ainda que testes rápidos foram feitos por meio de “Drive Thru” e nas Unidades Básicas de Saúde e que a normatização da flexibilização econômica foi realizada com notas técnicas e orientações. Falou sobre o programa “Faça sua Parte”, uma ação intersetorial para conscientização sobre uma flexibilização responsável das atividades. Apontou que foi criada em julho uma central de telemonitoramento, com o intuito de acompanhar pacientes suspeitos, positivos e seus familiares.
Em sua apresentação o superintendente de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Mário Sérgio Ribeiro, destacou que o número de óbitos se apresenta maior entre os idosos, em especial os do sexo masculino. O médico ressaltou que os técnicos de enfermagem, motoristas e cobradores de coletivos são os profissionais que mais foram afetados pela covid-19 em suas atividades laborais. Em cinco meses de pandemia o número de óbitos no Estado chegou a 14 mil.
A promotora, Dra. Vanessa Katz, solicitou que o município elaborasse um plano de testagem e definisse quando utilizaria os testes e em quais territórios, e que isto precisaria ser debatido com a população, os ministérios públicos, os técnicos e a Comissão de Saúde da Câmara Municipal.
Silmar Fortes encerrou a audiência elogiando o trabalho dos técnicos da secretaria e seu comprometimento com o SUS. O vereador ressaltou que uma maior testagem traria a responsabilidade do acompanhamento de um maior número de pessoas e alertou que afrouxar as medidas significaria lidar com o aumento da transmissão.
Participaram presencialmente da audiência: vereador Silmar Fortes, Fabíola Heck (secretária de Saúde), Dr. Anderson Garcia (presidente do Conselho Municipal de Saúde), Fátima Cristina Coelho (superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde), Alessandra Pains (coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde), Elisabete Carvalho Wildberger (coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde), Carlos Alberto Pereira da Silva (superintendente de Planejamento e Apoio à Gestão da Secretaria Municipal de Saúde) e vereador Justino do RX e por videoconferência: Dra. Vanessa Katz (promotora do Ministério Público Estadual), Dra. Vanessa Seguezzi (procuradora do Ministério Público Federal), Dr. José Henrique Castrioto de Cunto (médico infectologista do Departamento de Doenças Infecto-Parasitárias – DIP e coordenador do Programa Municipal de Tuberculose), Dr. Luiz Arnaldo Magdalena (médico infectologista do DIP e diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Itaipava), Dra. Marília Santini (médica infectologista da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ), Félix Rosenberg (presidente do Palácio Itaborahy – FIOCRUZ), Dr. Mário Sérgio Ribeiro (superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde), vereadora Gilda Beatriz e vereador Maurinho Branco.
A audiência pública segue disponível na íntegra no canal do youtube da TV Câmara e na página oficial do facebook da Câmara Municipal de Petrópolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: