Procon/Petrópolis lança aplicativo de atendimento online de consumidores

Ferramenta virtual serve para aprimorar o atendimento virtual, dando praticidade aos serviços por meio do celular ou tablet.

O Procon municipal lançou o aplicativo “Procon Petrópolis”, uma plataforma virtual, acessível por meio de smartphones e tablets. Nela, consumidores poderão ter acesso aos serviços de denúncias e reclamações na palma da mão. A ferramenta vai ajudar a modernizar o atendimento no órgão de defesa do consumidor, que recentemente reformulou a prestação de serviço por telefone, efetivando o funcionamento do sistema de central de telefonia.

No lançamento do App, o prefeito Bernardo Rossi ressaltou o trabalho que vem sendo feito pelo órgão de defesa do consumidor durante a pandemia do novo Coronavírus e a importância de meios alternativos de atendimento que garantem a eficiência da prestação de serviço ao consumidor petropolitano, reduzindo a exposição ao risco de contágio pela Covid-19. “O número de atendimentos por telefone no Procon cresceu na pandemia. Ainda assim, a eficiência dos atendimentos foi aprimorada. Hoje, o índice de chamas atendidas no Procon é de mais de 90%. E agora, com o aplicativo, o cidadão ganha mais uma ferramenta, mais um canal que permite que ele tenha o acesso ao serviço, sem sair de casa”, ressalta o prefeito.

Para a coordenadora do Procon, Raquel Motta, a nova ferramenta de atendimento vai facilitar a prestação de serviço. “O App vai permitir fazer a denúncia ou reclamação de qualquer lugar. Além disso, o consumidor ainda receberá no celular a notificação do andamento do processo protocolado. Se o consumidor estiver no mercado e vir um preço com suspeita de abusividade ou um alimento estragado, por exemplo, ele vai poder fotografar, filmar e subir essa foto ou vídeo junto com o um texto resumindo o problema identificado no banco de dados. Essa denúncia vai chegar ao setor de reclamação, que vai poder apurar. Depois, ele recebe uma atualização. Se houve confirmação da denúncia, autuação do estabelecimento”, destaca.

A ferramenta vai ajudar a qualificar as denúncias virtuais. “Hoje, muitas das denúncias que chegam pelo WhatsApp, por exemplo, nem sempre vem com as informações necessárias para que possa haver a checagem”, revela o desenvolvedor do aplicativo, Lucas Alves.

“A automação desse tipo de atendimento, vai evitar que haja ainda a sobrecarga, já que as denúncias serão encaminhadas para os setores responsáveis, tendo o app como filtro”, pontua a chefe de atendimento do órgão de defesa do consumidor, Mara Sampaio.

A partir de hoje, o Procon vai ouvir a avaliação dos usuários e aperfeiçoar a ferramenta para que ela se torne eficiente nas mãos do consumidor petropolitano. Para baixar o App, é só acessar a Play Store do Android ou a Apple Store para usuários de Iphone.

Também estiveram presentes no lançamento o chefe de gabinete do município, Renan Campos, e o assessor especial do governo, Rodrigo Bueno.

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