Cuidados com a pele são necessários devido ao uso da máscara

Especialista fala sobre problemas decorrentes do material de prevenção ao coronavírus


A máscara se tornou um item indispensável nesse período de pandemia, por causa da sua eficácia na prevenção ao novo coronavírus. Apesar disso, o uso prolongado desse item de proteção pode causar efeitos colaterais quando se trata da saúde da nossa pele, como por exemplo, dermatite perioral. A Dermatologista da Unimed Petrópolis, Angélica de Jesus explica o que é.
“A dermatite perioral é uma erupção na face, ao redor da boca e abaixo do nariz, que pode estar relacionada a uma disfunção da barreira epidérmica, alteração da microflora e do sistema imune da pele. Ela piora com o uso simultâneo de produtos e da máscara, podendo causar coceira, irritação e sensação de queimação. Pode ser confundida com acne e rosácea, outras dermatoses comuns neste momento, mas que requerem tratamentos diferenciados”, pontua a especialista.
A dermatologista, Angélica de Jesus, ressalta a importância da busca por um profissional da área. Dessa maneira, será analisado o tratamento ideal para o paciente e adaptado ao uso da máscara.

Cuidados com os lábios também devem ser reforçados
De acordo com a Dermatologista da Unimed Petrópolis, Angélica de Jesus, o ressecamento dos lábios, que é comum no inverno, pode ser agravado pelo uso frequente e prolongado da máscara. O ideal é que a região seja sempre hidratada.
“Com a pandemia e consequentemente, o uso de máscara, muitas mulheres deixaram de usar batom. Porém, esse produto vai além da questão estética, ele auxilia muito na hidratação dos lábios. É importante que mesmo usando máscara, esse hábito seja continuado, ou então, que se use um hidratante labial”, explica Angélica de Jesus.

%d blogueiros gostam disto: