Sarau da Boa Vista nas redes sociais no projeto #culturapresente

Espetáculo de teatro foi um dos vencedores do edital “Cultura Presente nas Redes” promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Quarta-feira, dia 09 de setembro, a partir das 18h, será veiculada o espetáculo Sarau da Boa Vista, simultaneamente pela TV Petrópolis – Canal 10 via Tech Cable/ Speed Fiber, Facebook (@tvpetropoliscana10 e @xdaquestaoproduções), Instagram (@tvpetropolis) e Youtube (TV Petrópolis Canal 10 e Xdaquestão Produções).
O espetáculo com duração total de 25 minutos conta com os atores Andrea Dutra, como Prinecasa Isabel, Fábio Branco, como Imperador D. Pedro II, e Vania Moreira, como Imperatriz Teresa Cristina. Texto e direção são de Paulo Marcos de Carvalho, o Diretor Geral e Executivo é Maurício Araújo e a Diretora de Produção e Secretária Teatral é a jornalista Carla Coelho.
O Sarau da Boa Vista é um projeto histórico cultural que nasceu para ser apresentado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro/ RJ, todas as semanas, por 12 meses, em parceria com o Grupo Cataratas que administra o RioZoo. Para a realização desse projeto a Xdaquestão Produções o tem o mesmo aprovado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura, Pronac 181236. Contudo, diante do fato de não termos captado recursos para a realização do projeto até o momento, foi criando o Sarau da Boa Vista – Pocket, projeto apresentado, quatro vezes, em novembro de 2019, na LER – Salão Carioca do Livro – Festival do Leitor.
O espetáculo é baseado em relatos oficiais do século XIX, cartas da família imperial e bibliografia pública, contados em primeira pessoa pelos personagens: Imperador D. Pedro II, Imperatriz Teresa Cristina e Princesa Isabel e tem como meta a difusão da relevância histórica da família imperial na Quinta da Boa Vista, bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro/RJ, ressaltando a valorização da história do país e da cultura, incentivando, dessa forma, o fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania.
A dramatização busca através da transmissão de informações sobre o Brasil Imperial, apresentar os personagens históricos, além de seu peso histórico, mas também como cidadãos: um pai, uma mãe e uma filha, que conversavam e viviam situações pitorescas.
Andréa Dutra, que interpreta a Princesa Isabel, é formada em Letras/Literatura pela Universidade Estácio de Sá, atua como professora e atriz. Participou de cursos de qualificação “O corpo do ator” (Mallet); “Comédia Dell’art”
(Bete Rabetti); “O jogo da Máscara” (Moittará); “Técnicas circenses” (Úrsula Brando), “O ator” (Ivan Setta), dentre outros. Atuou desde os 9 anos, inicialmente de forma amadora e depois como profissional. Desde 2009 representa a princesa Isabel no espetáculo “Um Sarau Imperial” realizado no Museu Imperial. Também foi a atriz escolhida por meio de processo de seleção por competência para interpretar o mesmo personagem no espetáculo “Petrópolis – Uma Cidade Imperial” realizado pela Prefeitura Municipal de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo em parceria com a Funarte.
Quem dá vida ao Imperador D. Pedro II é Fábio Branco, ator, diretor de teatro, iluminador e artista circense. Faz parte da equipe da Satura Cia de Teatro e já trabalhou como ator em diversos grupos de teatro da cidade: TEP, Benvenuto Cia Teatral, Cia Teatro do Livro Aberto e outros, Principais Trabalhos: Interferências de Sandro Rabello (2002), Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente (2009/2010), Navalha na Carne de Plínio Marcos (2007). O Flautista de Hamelin (2014), Petrópolis, uma cidade Imperial (2015), Porão de Baleias de William Esteves (2013), Ciranda dos Pássaros e Androfóbicas (2016). Prêmios: Maestro Guerra Peixe 2014 – Atuação. Na Xdaquestão Produções atual em diversos projetos como o Imperador D. Pedro II, tais como o Natal Imperial 2018 e 2019, para a Prefeitura Municipal de Petrópolis, o Jantar do Imperador, no Duetto’s Café e Bistrot e no projeto itinerante Contando as Histórias de Petrópolis.
Já Vania Moreira que personifica a Imperatriz Teresa Cristina é formada pela Escola de Teatro O Tablado, Faculdade de Letras e Literatura, Universidade Estácio de Sá, Pós Graduação em Arte Terapia, Universidade Candido Mendes, além de ter participado de Oficinas de Voz, Pernas de Pau, Músicalização, Bonecos, Máscaras, Corpo do Ator, Direção, Iluminação, Instrução de Leis de Incentivo Cultural, Mímica, Exercícios Teatrais, dentre outras. Desde 1979 atua como atriz em incontáveis espetáculos. Desde 2009 faz parte do espetáculo “Um Sarau Imperial”, Museu Imperial de Petrópolis. Recebeu prêmio de melhor atriz no Festival Nacional de Duque de Caxias. Ano 2007. Espetáculo “A Viagem de um Barquinho” Cia Teatro Livro Aberto”, bem como indicações no Fest Inverno de Teatro – Saquarema – 1995.(Melhor Atriz) e Festival Nacional de Rio das Ostras – 2008. (Melhor Atriz).
Por conta da pandemia do COVID-19 agora o espetáculo será veiculada pelas redes sociais visto que foi um dos vencedores do edital “Cultura Presente nas Redes”, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro que lançou o edital para fomentar propostas culturais que pudessem ser executados e transmitidos via internet por artistas em todo território fluminense. No total foram selecionadas mais 1.500 apresentações financiadas com recursos do Fundo Estadual de Cultura.
O objetivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro foi o de selecionar projetos e assim proporcionar a realização de atividades culturais via internet visto que as mesmas não estão autorizadas em casas de show, teatros e outros espaços. Puderam se inscrever atividades nas linguagens de música, literatura, artes visuais, audiovisual, dança, teatro, circo, moda, museus, cultura alimentar e expressões culturais populares.
Mais informações sobre a veiculação podem ser obtidas com a Comunicação Livre e Xdaquestão Produções através dos Instagram @comunicacaolivre e @xdaquestaoproducoes, Facebook @comunicacaolivrelivre e @xdaquestaoproducoes, telefone fixo (24) 2231-9707 e do Celular/ WhatsApp: (24) 99955-2730.

AGENDA
Quarta-feira – 09/09/2020 – 18h – Sarau da Boa Vista

Ficha Técnica:
Atores: Andrea Dutra, Fábio Branco e Vania Moreira
Diretor e Dramaturgo: Paulo Marcos de Carvalho
Diretor Geral e Executivo: Maurício Araújo
Diretora de Produção e Secretária Teatral: Carla Coelho
Produção: Comunicação Livre e Xdaquestão Produções
Quarta-feira – 16/09/2020 – 18h – Amor em Canções

Ficha Técnica:
Cantora: Monica Campos
Músico: Norton Ribeiro
Diretor Geral e Executivo: Maurício Araújo
Diretora de Produção e Secretária Teatral: Carla Coelho
Produção: Comunicação Livre e Xdaquestão Produções

Repertório:
Deixa Dalia Flor Mimosa (Anônimo compilada por Mário de Andrade – 1910)
Só tinha de Ser com você (Aloísio de Oliveira – Tom Jobim)
Caro Mio Bem (Giusepi Giordanni)
Bolero de Satã (Paulo César Pinheiro – Guinga)
Igreja da Penha (Guinga)
Retrato em Branco e Preto (Tom Jobim – Chico Buarque)
Alfonsina y el Mar (Ariel Ramirez – Felix Luna)
Maria Lisboa (David Mourão Ferreira – Alain Oulma)

Veiculação
TV Petrópolis – Canal 10 via Tech Cable/ Speed Fiber
Facebook: @tvpetropoliscanal10 (https://www.facebook.com/tvpetropoliscanal10/)
Instagram: @tvpetropolis (https://www.instagram.com/tvpetropolis/)
Youtube: TV Petrópolis Canal 10 (https://www.youtube.com/c/TVPetropolisCanal10)
Facebook: @xdaquestaoproducoes (https://www.facebook.com/XdaquestaoProducoes/)
Instagram: @xdaquestaoproducoes (https://www.instagram.com/xdaquestaoproducoes/)
Youtube: Xdaquestão Produções
(https://www.youtube.com/channel/UC6MBZV6Wyy_k3i5RB4OFcDg/?guided_help_flow=5)

%d blogueiros gostam disto: