Campanha conscientiza sobre prevenção de doenças cardíacas em animais

Setembro vermelho incentiva a busca pelo diagnóstico precoce para mais qualidade de vida e longevidade aos pets

O mês de setembro é marcado pela campanha de conscientização com a saúde do coração. Os cuidados e prevenção de doenças cardíacas também são indicados para os pets, que não ficaram fora dessa. A doença cardíaca não tem cura, no entanto, o diagnóstico precoce proporciona qualidade de vida e longevidade ao paciente.
Entre as doenças cardíacas acometidas aos animais estão a dirofilariose, popularmente conhecida como “verme do coração”, a insuficiência valvar e as cardiomiopatias. De acordo com o médico veterinário, Guilherme Borges Ribeiro, a observação do dono quanto as alterações do quadro do pet são de extrema importância. Essas alterações são percebidas no dia a dia e envolvem tosse, falta de ar, intolerância aos exercícios, síncopes, desmaios, cardipatias e outros.
“Cabe ao veterinário clínico encaminhar o paciente ao cardiologista para diagnóstico das possíveis patologias cardíacas, após o histórico de alterações relatadas pelos tutores e também das alterações percebidas durante exame físico geral, que podem ser ausculta cardíaca alterada, mucosas cianóticas, alterações em padrão respiratório entre outras”, explica.
Quanto a periodicidade dos exames complementares num paciente saudável, sem doença cardíaca, segundo Guilherme, é válido realizar anualmente o check-up. Já nos pets que apresentam algum tipo de doença deve-se ter outro cuidado. “Temos que ter muita atenção aos pacientes diagnosticados com alguma doença no coração, e essa periodicidade será de acordo com a doença, indicação do cardiologista e também de como esse paciente está respondendo ao tratamento”, orienta Guilherme.
Guilherme ressalta ainda que a melhor opção é sempre diagnosticar precocemente a doença no pet. “É possível que esse paciente tenha qualidade de vida mesmo que as doenças cardíacas sejam somente controladas e não curadas”, finaliza.

%d blogueiros gostam disto: