Especialista alerta sobre o retorno seguro às atividades físicas

Por causa da pandemia, as pessoas que frequentam academias precisaram interromper esse hábito por alguns meses. Agora, com a liberação de funcionamento no município, é necessário continuar adotando medidas de prevenção ao coronavírus. O ortopedista e médico do esporte da Unimed Petrópolis, Caio Bretas, orienta sobre os protocolos de segurança que devem ser seguidos.
“O uso da máscara continua sendo obrigatório por sua eficácia na prevenção à covid-19. Portanto, se durante a prática de exercícios o indivíduo suou e molhou a máscara, deve trocá-la imediatamente. Outro ponto importante é limpar os aparelhos sempre e verificar se a academia também segue as normas necessárias”, orienta Caio Bretas, que também ressalta a importância de beber água, pois a falta de hidratação pode irritar a garganta facilitando a instalação de viroses.
Ainda de acordo com o especialista, o distanciamento de 1,5 metro deve ser mantido entre as pessoas. O mesmo vale para aqueles que praticam corridas em grupo e também de bicicleta.

Retorno gradual de exercícios
A retomada das atividades físicas exige não somente o cuidado com as medidas de prevenção à Covid-19, mas a atenção a maneira como se dará a retomada dos exercícios. Segundo o ortopedista e médico do esporte da Unimed Petrópolis, Caio Bretas, o retorno deve ser gradual para todos, inclusive para aqueles que praticam atividades há muito tempo.
“A pessoa pode fazer exercícios físicos há 20 anos, mas se ficou parada durante meses, é necessário começar tudo do zero a partir de agora. É um processo que deve ser feito aos poucos”, explica Caio Bretas.​

%d blogueiros gostam disto: