Enel e Polícia Civil realizam campanha contra furto de energia elétrica na cidade

A Enel Distribuição Rio realiza esta semana a operação Energia Legal em Petrópolis. Até esta sexta (16/10), a companhia realizará, em conjunto com a Polícia Civil, fiscalizações para combater o furto de energia, também conhecido como “gato”, nas localidades do bairro Independência, Espírito Santo e Amazonas. No total, serão cerca de 50 colaboradores da empresa realizando inspeções em comércios e residências da região. Até hoje, nas cinco edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Distribuição Rio, a distribuidora identificou furto de energia em 2.553 clientes, sendo 2.217 residências e 336 comércios de cinco cidades da área de concessão da empresa.
Além de ser crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
Durante a operação, os moradores de Petrópolis também terão acesso a diversas ações da Enel, por meio de uma unidade móvel de atendimento, que percorrerá alguns pontos dos bairros ao longo da semana. Nesta unidade, os clientes poderão solicitar vários serviços, como segunda via de conta e troca de titularidade, bem como parcelamentos de dívidas.
Todas as ações do Energia Legal serão realizadas respeitando as medidas de higiene e de distanciamento, diante do cenário de pandemia da covid-19. A companhia fornecerá orientações para o combate ao coronavírus e distribuirá para moradores do local máscaras artesanais, que foram confeccionadas por grupos produtivos de São Gonçalo e Niterói, por meio do projeto Enel Compartilha Empreendedorismo, uma das iniciativas desenvolvidas pela companhia para promover a geração de renda em comunidades. As máscaras podem diminuir a disseminação do novo coronavírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas. Elas acompanharão um tutorial sobre o uso correto da máscara, com dicas de higiene e prevenção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, e virão em uma bolsa feita com tecidos recicláveis da Enel.
Ao longo da ação, a Enel também disponibilizará dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, a distribuidora oferecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá efetuar o cadastro para ser contemplado com troca de geladeiras e efetuar a troca de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por até duas lâmpadas de LED.

Combate ao furto de energia
Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.

%d blogueiros gostam disto: