Entenda o que está em jogo na última rodada dos grupos da Libertadores

Os times brasileiros entrarão em campo com diferentes objetivos na última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, entre terça (20) e quinta (22).
Classificados, Palmeiras e Santos estão na briga pela melhor campanha da etapa de classificação, que vale o direito de decidir em casa nos confrontos eliminatórios. O Flamengo, o Athletico e o Grêmio também têm vaga assegurada. O Internacional está quase lá.
Já o São Paulo não tem mais a possibilidade de brigar pelo título. Só resta à equipe do Morumbi lutar pela terceira colocação de sua chave, conseguindo assim um posto na Copa Sul-Americana.

Veja o que está em jogo para as sete equipes do país.

Santos x Defensa y Justicia
Terça-feira (20), 19h15, Conmebol TV
O Santos está classificado e com a primeira colocação do Grupo G assegurada. A equipe de Cuca ainda tem chance de ficar com a liderança geral, motivo pelo qual o treinador vai usar seus titulares no confronto com o Defensa y Justicia, na Vila Belmiro.
“Como vou preservar atleta na Libertadores se tenho um grupo enxuto? Não tem como. Vamos jogar. Temos treinado bem no pouco tempo que temos à disposição. É força total. Para nós, pode encaminhar o primeiro ou o segundo lugar da competição”, disse o comandante.
Campeão do torneio em 2013, com o Atlético-MG, Cuca lembra que o time decidiu os mata-matas sempre em casa no caminho para o título. Desta vez, ao menos por enquanto, não há torcida nos estádios, mas o técnico ainda assim acha vantajoso jogar o segundo duelo em seus domínios.
O Santos tem 13 pontos, assim como o Palmeiras, líder do Grupo B, mas a vantagem alviverde no saldo de gols é considerável: 10 a 4. Dessa maneira, para ficar no topo da classificação geral, o time alvinegro precisa vencer e contar com um tropeço do rival.

São Paulo x Binacional
Terça-feira (20), 21h30, Fox Sports
Eliminado da Libertadores com uma rodada de antecedência, com apenas quatro pontos em cinco jogos, o São Paulo vai se despedir da competição no Morumbi. O adversário é o Binacional, do Peru, que conquistou três pontos aqui.
O duelo vale a terceira colocação do Grupo D, no qual já estão classificados LDU e River Plate. Os comandados de Fernando Diniz jogarão pelo empate para obter uma vaga na sequência da Copa Sul-Americana.
Diante da fragilidade do adversário, o treinador deverá poupar seus titulares. No domingo (25), o São Paulo vai decidir contra o Fortaleza, também no Morumbi, a classificação às quartas de final da Copa do Brasil, após empate por 3 a 3 no jogo de ida.
Os três pontos do Binacional na Libertadores foram obtidos em um triunfo por 2 a 1 sobre o próprio São Paulo, na primeira rodada, em uma altitude de 3.800 m. De lá para cá, os peruanos perderam suas quatro partidas no torneio, com zero gol marcado e 19 sofridos.

Peñarol x Athletico
Terça-feira (20), 21h30, Fox Sports
O Athletico é outro time que vai entrar em campo classificado. Na última rodada do Grupo C, a única coisa em jogo para a formação rubro-negra é a liderança da chave e o direito de decidir em casa nas oitavas de final.
Em seu compromisso derradeiro, o time rubro-negro vai visitar o Peñarol, em Montevidéu. Com seis pontos, os uruguaios ainda brigam pela classificação com o Colo-Colo, que também tem seis, e com o Jorge Wilstermann, que soma sete.
Com dez, o Athletico chega em situação tranquila, mas tentando se ajustar ao novo comando. Contratado para ser diretor técnico, Paulo Autuori vai acumular a função de treinador e ficar no banco de reservas.

Palmeiras x Tigre
Quarta-feira (21), 21h30, SBT (São Paulo e outras praças) e Fox Sports
Em crise pelas quatro derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras ainda é o dono da melhor campanha da Copa Libertadores. Para continuar com ela até o fim da fase de classificação, basta vencer o Tigre no Allianz Parque.
Dirigida interinamente por Andrey Lopes enquanto negocia a contratação do substituto do demitido Vanderlei Luxemburgo, a equipe alviverde vai fechar sua campanha no Grupo B diante do rival mais frágil da chave.
O Tigre somou apenas um ponto até aqui, em um empate com o Bolívar em casa. O duelo de quarta oferece a oportunidade de o Palmeiras reagir após uma sequência que minou a confiança do grupo de atletas e dos torcedores.
“É um elenco que foi campeão paulista, sei o potencial que tem. É um bom elenco que está sem confiança pelos resultados. Tem de melhorar, sim, a perspectiva é essa, mas temos um bom elenco e vamos trabalhar”, disse Andrey.

Flamengo x Junior Barranquilla
Quarta-feira (21), 21h30, SBT (Rio de Janeiro e outras praças) e Conmebol TV
Embalado por uma vitória por 5 a 1 sobre o Corinthians em São Paulo, o Flamengo espera dar sequência ao bom momento na Libertadores. O time rubro-negro encerrará sua trajetória no Grupo A em embate com o Junior Baranquilla, no Maracanã.
Classificada, a equipe precisa apenas de um empate para assegurar a liderança da chave e tem uma possibilidade remota de ficar com o primeiro lugar geral, com uma combinação de resultados. O adversário não está matematicamente eliminado, mas tem chances pequenas de classificação às oitavas de final.
A situação no torneio permitirá a Domènec Torrent promover um rodízio em seu elenco, que vem de uma sequência dura de partidas. A prioridade deverá ser descansar antes do duelo com o Internacional, no domingo (25), em Porto Alegre, um confronto direto pela liderança do Brasileiro.
“Nós jogamos muitas partidas neste mês e precisamos de um ponto para ficar no primeiro lugar do grupo. Vamos tentar trocar. Dou importância para a Libertadores, mas vamos trocar bastante. Nosso elenco tem jogadores maravilhosos, podemos trocar tranquilamente”, afirmou Torrent.

Grêmio x América de Cali
Quinta-feira (22), 21h30, Facebook Watch
O Grêmio também está classificado por antecipação às oitavas de final da Libertadores. Na rodada derradeira do Grupo E, a equipe tricolor jogará contra o América de Cali, em Porto Alegre, para confirmar a primeira colocação da chave.
Com dez pontos, o time dirigido por Renato Gaúcho está dois à frente do arquirrival Internacional. Se vencer, não poderá mais ser alcançado.
Após um empate sem gols com o São Paulo no Brasileiro, no qual reclamou muito da arbitragem, Renato voltará a contar com Diego Souza. O atacante cumpriu suspensão no Morumbi e está novamente à disposição do chefe.

Universidad Católica x Internacional
Quinta-feira (22), 21h30, Facebook Watch
Dos sete times brasileiros na fase de grupos da Libertadores, só o Internacional entrará em campo ainda lutando pela classificação ao mata-mata. Ela está bem encaminhada, porém não matematicamente confirmada.
Com oito pontos, a formação colorada vai ao Chile enfrentar a Universidad Católica, que, com quatro, não tem mais chances de avançar. A ameaça é o América de Cali, que soma cinco e ainda tem chance de brigar pelo segundo lugar.
Há uma diferença grande no saldo de gols (3 a -2). Assim, para tirar o Internacional das oitavas de final, o América precisa derrotar o Grêmio, contar com um tropeço vermelho em Santiago e tirar a diferença do saldo.

Do Folhapress

%d blogueiros gostam disto: