Outubro Rosa mobiliza mulheres aldeenses na prevenção ao câncer de mama

Os sábados do mês de outubro têm sido movimentados na sede do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), no Centro da cidade. Para celebrar a campanha Outubro Rosa e fortalecer o cuidado com a saúde feminina, a unidade intensificou o atendimento às mulheres aldeenses, inclusive com funcionamento aos sábados. Mais de 200 pacientes já foram atendidas no espaço com coleta de preventivo, consultas de enfermagem e solicitações para exames de mamografia, ultrassonografia transvaginal e de mamas.
No PAISMCA, o encerramento da campanha está marcado para o próximo sábado (24/10) com a realização de aproximadamente 50 consultas para preventivo, previamente agendadas pelas pacientes. Além dos atendimentos previstos, o último dia da campanha na unidade vai contar, ainda, com a realização de uma roda de conversa e palestra com uma fisioterapeuta oncológica, a partir das 8h, abordando a prevenção ao câncer de mama, em parceria com o Grupo Amigas da Mama. “Tivemos uma adesão muito grande de mulheres de todos os bairros da cidade. Desde o início da campanha, já foram realizadas mais de 200 consultas”, disse o coordenador do PAISMCA, Eduardo Brasil.

PÚBLICO-ALVO
Com o objetivo de atender o maior número possível de mulheres, as coletas de preventivo têm como público-alvo mulheres a partir de 25 anos. Já para a mamografia, as solicitações de exame estão sendo prescritas para mulheres acima de 40 anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Presente no último sábado (17/10), a enfermeira Daniele de Oliveira atendeu pacientes com orientações, solicitações de exames e coleta de preventivo, conhecido também como exame Papanicolau. “O Outubro Rosa é para alertar todas as mulheres Muitas vezes as pessoas acham que só as meninas mais novas têm que fazer exame, mas não. Toda faixa etária tem que fazer o exame de mama e o Papanicolau, que é extremamente importante”, alerta a profissional.


Do Plantão dos Lagos

%d blogueiros gostam disto: