Foto: Bruno Wanderley

Petrópolis Gourmet começa com expectativa de reaquecer o turismo com pratos inspirados na magia do fogo

O evento, adaptado ao ‘novo normal’, conta com a participação de 28 restaurantes


Considerado um dos oito principais festivais gastronômicos do país, o Petrópolis Gourmet começa nesta sexta-feira (30) envolto a muitas expectativas. O evento, que faz parte do calendário oficial da cidade, saiu do papel graças a perseverança de empresários locais, que, liderados pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), apostam na gastronomia para reaquecer o turismo local. Adaptados ao ‘novo normal’, 28 restaurantes aceitaram o desafio e criaram pratos inspirados no tema “A magia do fogo: segredos e sabores que as chamas podem revelar”. É garantia de boas memórias para guardar.
A proposta da vez é unir o charme e o aconchego dos restaurantes aos mais variados sabores. E, em tempo de adaptações a esta nova fase, o festival inova para garantir que os clientes possam saborear tudo o que o evento oferece da forma como preferirem, oferecendo também, pela primeira vez, a opção de delivery. A edição deste ano segue até 15 de novembro com os menus do festival nos restaurantes e oficinas gastronômicas online, estas gratuitas.
Presidente do PC&VB, Samir El Ghaoui diz que a realização do evento este ano mostra união e vontade de superar as dificuldades. “Entendemos que a gente precisava fazer este evento, principalmente pelo Turismo da cidade. O festival é uma referência. Ver tudo acontecendo nos motiva a fazer ainda mais. O festival é gastronômico, mas não garante movimento apenas nos restaurantes. O público movimenta a rede hoteleira, os polos de compras, o comércio em geral. E, mais importante do que isso: o festival reforça o nome de Petrópolis. Mostra que a cidade segue como importante destino no Brasil”, disse.

O tema
A escolha do fogo, este ano, abriu um leque de possibilidades nas cozinhas. “A gastronomia é capaz de despertar as mais variadas sensações, levando o público a verdadeiras viagens por diferentes sabores. O Petrópolis Gourmet busca deixar esta memória afetiva com um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa. Temos certeza de que será mais uma vez um sucesso”, diz Samir El Ghaoui.
Adaptado ao ‘novo normal’, o Petrópolis Gourmet será diferente. Além da opção de delivery oferecida por vários restaurantes, todos os estabelecimentos mudaram suas rotinas para cumprir as orientações de higiene e segurança. “Será um Petrópolis Gourmet diferente, mas tão especial quanto nos anos anteriores”, garante Samir, lembrando que, além dos próprios moradores de Petrópolis, muita gente vem à cidade com amigos e a família para curtir o evento. “O Petrópolis Gourmet faz parte do calendário da cidade e agora, com a flexibilização das barreiras sanitárias, os visitantes poderão acessar os restaurantes sem problemas”, comemora, lembrando que estes estabelecimentos seguem operando com a capacidade limitada, seguindo as determinações das autoridades.

Descontos na Rua Teresa
Este ano, a Rua Teresa se uniu ao festival para presentear os clientes dos restaurantes participantes com um desconto de 5% nas compras de lojas selecionadas.
“O Petrópolis Gourmet é uma ferramenta importante na valorização da nossa gastronomia e da nossa cidade. Há 20 anos eleva o nome de Petrópolis através das delícias desenvolvidas pelos excelentes chefs que temos aqui. Então decidimos unir essas duas marcas em uma ótima experiência que vai além da gastronomia. Os clientes dos restaurantes participantes que apreciarem os pratos elaborados para o evento terão 5% de desconto nas compras de lojas selecionadas da Rua Teresa. Será uma ótima oportunidade de desfrutar do melhor da gastronomia e da moda petropolitana”, explica Denise Fiorini, presidente da Associação da Rua Teresa (ARTE).
Para ter direito ao desconto, o cliente deve apresentar a nota fiscal do restaurante no ato da compra e solicitar o benefício. Mas atenção para algumas regras:

  • Serão aceitas notas fiscais emitidas pelos restaurantes participantes do festival;
  • Será considerado o consumo dos pratos desenvolvidos para o festival;
  • Apenas lojas selecionadas participam da parceria. Consulte sua marca preferida ou acesse www.petropolis.gourmet.com.br.
    *Os descontos serão válidos apenas durante o período de realização do festival: de 30/10 a 15/11. Oficina
    Dia 07/11 – 17h30
    Oficina/Live: A Magia do Fogo
    Biscoitos de chocolate com goiabada e queijo flambados no maçarico
    Chef João Victor Fialho (Adega do Mineiro)
  • Oficina ao vivo no instagram @visitepetropolis Serviço
    Para saber quais são os restaurantes que participam do festival e ver os pratos que cada um oferece basta acessar o site www.petropolisgourmet.com.br.
%d blogueiros gostam disto: