Secretaria de Educação de Teresópolis define encerramento do ano letivo na rede municipal

Em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, a Secretaria de Educação estabeleceu normas para o encerramento do ano letivo de 2020 na rede municipal de ensino, através da Resolução 01/2020, publicada na edição da última quinta-feira, 29, no Diário Oficial Eletrônico.
As medidas, de acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, são de suporte legal já que a maioria do tempo letivo funcionou com as aulas remotas por causa da pandemia do novo coronavírus, que fez suspender o ensino presencial para evitar o contágio entre a comunidade escolar.
De acordo com a resolução, a carga horária mínima prevista em lei para o ano letivo de 2020 será cumprida, com a junção da carga horária das aulas presenciais do início do ano e das atividades pedagógicas feitas de modo remoto. A proposta é cumprir, de modo contínuo, os objetivos de aprendizagem previstos para o ano de 2020 em 2021.
Ainda de acordo com a resolução, para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental haverá um reordenamento curricular, com orientações para avaliação de conclusão da escolaridade desses estudantes.
O documento também fala sobre o planejamento para o retorno gradual das aulas presenciais, de acordo com a realidade de cada escola e com os impactos e tendências da pandemia. Além disso, propõe uma flexibilização para oferecer atividades não presenciais e/ou de ensino híbrido, que é a combinação do uso da tecnologia digital com as interações presenciais em sala de aula.
O calendário de retorno às aulas será definido conforme os protocolos produzidos pelas autoridades sanitárias, sistemas de ensino, Secretaria de Educação e instituições escolares, com a participação das comunidades escolares através do Comitê Intersetorial de Planejamento do Retorno às Aulas Presenciais.
“O município de Teresópolis está com todo o ano letivo de 2020 organizado, com todas as premissas legais cumpridas. Graças a parceria do Conselho Municipal de Educação e dos profissionais da educação da rede municipal, vamos encerrar um ano difícil e atípico certos de que não deixamos nossos alunos desassistidos durante essa pandemia”, explicou Álvaro Chrispino, secretário Municipal de Educação.

Fonte: Portal Multiplix.

%d blogueiros gostam disto: