CONSULTA COM PNEUMOLOGISTA: QUANDO PROCURAR ESSE MÉDICO?

A Pneumologia é a especialidade médica que estuda o sistema respiratório, das vias aéreas superiores, até as vias respiratórias inferiores: traqueia, brônquios, pulmões e a pleura que é uma membrana que envolve os pulmões.
O pneumologista é o médico capacitado para diagnosticar e tratar das doenças desse sistema. A mais conhecida delas é a Pneumonia, uma das principais causas de morte por infecções respiratórias. O pneumologista também trata de outras doenças que afetam as vias respiratórias: Tuberculose, Câncer do Pulmão, Asma, Enfisema Pulmonar, Bronquite, Tosse Crônica, Embolia Pulmonar, Pleurisia, entre outras.
O paciente deve estar sempre atento à sua saúde e procurar o especialista assim que sentir sintomas como: falta de ar, tosse, chiado no peito, catarro, hemoptise (eliminação de sangue proveniente dos pulmões ao tossir) e cansaço.
A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais no sucesso do tratamento das doenças respiratórias. É importante lembrar que a exposição à poluição do ar, o hábito de fumar, a exposição à fumaça do tabaco e as alergias são causas das doenças respiratórias.
A consulta com pneumologista começa com uma entrevista entre ele e o paciente para conhecer seus hábitos, seu histórico de saúde pessoal e familiar e os motivos para estar ali. Em seguida, o exame físico complementa as informações coletadas. Exames complementares vão auxiliar na definição do diagnóstico. Há vários exames na Pneumologia e falaremos deles nas próximas colunas.
Deixei para o final minha apresentação. Sou médico formado há 43 anos e com título de Especialista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Complementei minha formação com o Mestrado e o Doutorado obtidos na Universidade Federal Fluminense. Tive intensa atividade profissional tendo trabalhado no Instituto Nacional de Câncer/MS, no Rio de Janeiro, por quase 40 anos. Também atuei na área associativa e ocupei vários cargos, inclusive a Presidência das Sociedades de Pneumologia do Estado do Rio de Janeiro, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e da Asociación Latino Americana do Tórax, além de diversos cargos em Sociedades Internacionais de Pneumologia.
A partir deste mês e sempre nas primeiras quinzenas do mês teremos um encontro aqui no Jornal de Itaipava.

Dr. Mauro Zamboni – Pneumologista Especialista – UERJ e SBPT. Mestrado e Doutorado – UFF

%d blogueiros gostam disto: