Novembro Azul Pet será realizado sábado na Montecaseros

Atrações: Feira de adoção, orientação contra câncer de próstata, sorteios e brindes

Neste sábado, 28 de novembro, das 10h às 15h, será realizado o evento Novembro Azul Pet, na Clínica Veterinária Amigo Bicho, localizada na Rua Montecaseros, 414, em Petrópolis. O evento pretende orientar tutores sobre a prevenção contra o câncer de próstata nos pets, com a médica veterinária Priscila Mesiano. Também haverá feira de adoção do grupo Somos Todos Protetores, com cães e gatos, filhotes e adultos. Ao longo do dia, haverá distribuição de brindes e sorteios de cestas, com apoio Dalpet Rações, Simparic e Vetnil.
Muitos sabem que no mês de novembro, representantes da área de saúde visam prevenir e conscientizar sobre o câncer de próstata nos homens. Infelizmente, a doença também ocorre em cães machos com alta frequência. No caso de gatos machos, é um pouco mais raro. “Entretanto, nas duas espécies, o câncer de próstata é um grave problema de saúde e, na maioria das vezes, fatal. Além disso, a doença também é silenciosa, o que dificulta o diagnóstico e tratamento precoces”, explica Priscila.
De acordo com o CRMV-SP, a estimativa é de que a esterilização contribua para a diminuição da probabilidade de um animal ter um câncer de próstata em 90%. Para isso, o ideal é que a castração seja realizada antes da maturidade sexual, por volta dos nove meses de vida.
O projeto de proteção Somos Todos Protetores, que cuida de mais de 200 animais, também realizará feira de adoção com cães e gatos na data. Para adotar um amiguinho, só precisa ter amor, compromisso e responsabilidade com o animal por mais de dez anos. Além disso, ser maior de 18 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de residência e assinar termo de posse responsável.
O grupo de proteção animal Somos Todos Protetores surgiu da ideia de um projeto educativo e de sensibilização elaborado pela apaixonada por animais, Mariana Davies. O principal objetivo seria apurar o olhar e estimular o senso crítico, especialmente de crianças, para tornar natural a iniciativa de ajudar um animal da forma correta, deixando claro que somos todos protetores em potencial.
“O grupo cresceu e se tornou bastante atuante no resgate de animais debilitados ou em situação de rua principalmente em Petrópolis – na Região Serrana do Rio de Janeiro – e arredores, buscando também tratamento veterinário e, posteriormente, a tão sonhada adoção”, conta Mariana.
Infelizmente, tudo isso precisa de dinheiro e é praticamente impossível arcar com todos os custos. O Somos Todos Protetores auxilia e une protetores independentes em formato de cooperativa e assim tenta angariar fundos por meio de vendas de camisetas e outros produtos, além de realizar feiras de adoção frequentes, castração, vacinação, farmácia solidária, bazares, entre outros.
Quem não puder adotar, mas quiser comparecer, vai conhecer vários bichinhos com histórias difíceis, como é o caso de Snoopy que foi encontrado na rua com uma tala na pata fraturada. Após a busca pelo tutor, descobriu-se que o animal havia fugido e quem deveria protegê-lo não o queria mais.

SERVIÇO:
Novembro Azul Pet
Feira de adoção, orientação de prevenção ao câncer de próstata, sorteios e brindes
Sábado (28) – 10h às 15h
Clínica Veterinária Amigo Bicho
Rua Montecaseros, 414 – Petrópolis/RJ

%d blogueiros gostam disto: