Aretê Búzios é palco de dois novos eventos esportivos de alta performance

O Estado do Rio de Janeiro começa a se transformar em um novo polo brasileiro para os esportes de alto rendimento ao ar livre. Mais precisamente em Búzios, próximo à Praia Rasa e à Baía Formosa. O Aretê, novo bairro em desenvolvimento, reúne um complexo esportivo de alto nível, que ainda oferece atividades de lazer e praia e já vem comprovando a sua vocação para eventos esportivos nacionais.
No primeiro final de semana de dezembro, nos dias 05 e 06, será realizado o 19º Torneio Aberto de Golfe do Clube Aretê Búzios, que devido à pandemia contará pontos apenas para o ranking estadual e seguirá todos os protocolos para a prevenção da covid 19. Nos mesmos dias, o bairro receberá o XTERRA Brazil Tour 2020, que completou 15 anos de história. O ponto de partida do circuito, que une atletas amadores, profissionais e amantes da natureza, será o Clube Aretê Búzios, localizado à beira da Praia Rasa, e aberto nesse mesmo final de semana.
“O Aretê começa a se consolidar como um destino de esportes de alta performance ao ar livre. Recentemente recebemos o Rei e Rainha do Mar 2020 e agora estamos realizando o Aberto de Golfe e abrindo a nossa estrutura para o XTERRA. E tudo isso em um ano fora dos padrões que conhecíamos, com diversos ajustes e adaptações. Estamos abrindo neste final de semana, seguindo todos os protocolos vigentes, o Clube Aretê, com as suas sedes Praia e a Esportiva. Estamos inaugurando um verdadeiro complexo, reunindo a possibilidade de 23 esportes, como ciclismo, natação, corrida, triathlon, tênis, beach tênis, golfe, vela, etc. São inúmeras as possibilidades em uma única e completa estrutura”, destaca o Comitê da Curadoria Esportiva do Clube Aretê.
O 19º Torneio Aberto de Golfe do Clube Aretê Búzios terá 120 vagas, sendo 80 reservadas para masculino e 20 para feminino. Há 12 vagas garantidas para cada categoria e 40 para Scratch até o dia 27 de novembro de 2020. As inscrições podem ser feitas no site da Federação (www.fgerj.com.br/torneios/) até o dia 27 ou o preenchimento de todas as vagas. O campo estará aberto para treino no dia 04 de dezembro para os jogadores inscritos.
Para a edição 2020 haverá ainda algumas novidades: um troféu especial para o vencedor, homenageando Dom Eudes de Orleans e Bragança, um dos maiores nomes do golfe nacional, falecido em agosto aos 81 anos. O torneio também passa a receber o nome do seu clube sede e será realizado em um campo que tem como a sua maior novidade a recente reforma de todos os greens, agora mais nivelados e rápidos.
Desenhado por Pete Dye, o campo é considerado completo e um dos mais técnicos da América Latina. “Passamos o ano pesquisando e nos preparando para realizar o Aberto de forma segura e ao mesmo tempo divertida e competitiva. Tivemos que redesenhar alguns processos e incorporar algumas novidades. Priorizamos qualquer tipo de interação em espaços abertos, ao ar livre, e ainda estamos dando ênfase aos eventos de forma individualizada, como a recepção e transporte em carro aberto até a área do jogo. As bandeiras, por exemplo, ficarão fixas nos buracos. Os copos serão levantados por uma espuma, o que permitirá que a bola fique mais próxima do nível do solo, tornando fácil a sua retirada sem a necessidade de tocar a haste da bandeira. Essas são algumas das adaptações para minimizar qualquer risco de contágio.”, explica Carlos Gasparian, presidente do Golfe Clube Aretê Búzios (GCAB).
Já o XTERRA é o maior festival de esportes off-road do mundo, presente em 42 países. A cada ano, o circuito escolhe novos destinos para proporcionar uma experiência completa de esporte e turismo para os atletas. E Búzios foi a cidade eleita em 2020. Com 23 praias e diferentes tipos de solos, o balneário é o cenário perfeito para o percurso do XTERRA Brazil.
Para a edição 2020 estão previstas medidas preventivas em nível máximo de segurança sanitária como o uso de hidratação 100% autossuficiente – o atleta deverá largar com tudo o que precisar durante a prova e para isso o Kit XTERRA Tradicional contará com squeeze; uso da máscara obrigatório no funil de largada e após cruzar o pórtico de chegada; tenda ampla de pós-prova, respeitando o distanciamento entre staff e público; medição de temperatura de todos os atletas no bolsão de largada; totens de álcool em gel livremente disponíveis para os atletas em inúmeros pontos da arena, etc.
“Búzios tem o charme, a beleza e o glamour que o XTERRA sempre procura proporcionar ao seu público. A cidade tem belas trilhas, um nível técnico desafiador e lindas paisagens para que a família XTERRA se sinta totalmente inserida no mundo off-road. Temos muita expectativa nesta que será a única etapa do XTERRA em 2020, um ano desafiador, mas que contou com a família XTERRA unida através do XTERRA Brazil VR Club em todo lugar”, reforça Bruno Vicente, gerente de produto do XTERRA no Brasil.
Para mais informações acesse: https://xterrabrasil.com.br/etapa-buzios-2020/

Fonte: TupiFM

%d blogueiros gostam disto: