O governador em exercício Cláudio Castro se reuniu, nesta quinta-feira (26/11), com secretários e representantes de vários órgãos estaduais para tratar do novo plano de prevenção e contingência para desastres naturais causados por chuvas intensas. O plano está sendo elaborado pela Secretaria de Estado de Defesa Civil com o objeitivo de aprimorar as ações de resposta às emergências e desastres ocorridos no estado de forma integrada e articulada com os 92 municípios fluminenses.
“Estamos chegando ao nosso prazo de término da elaboração do plano para as chuvas de verão, fundamental para atuarmos na prevenção e darmos uma resposta rápida em casos de desastres, que esperamos que não aconteçam”, disse Cláudio Castro na abertura da reunião, que ocorreu no Palácio Guanabara.
O plano de contingência também inclui ações de limpeza e desassoreamento de rios e canais no estado, por meio do Programa Limpa Rio, executado pela Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Inea. Também está sendo elaborado e será lançado em breve um hotsite para facilitar a comunicação com a população.
Estiveram presentes os secretários de Estado de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro; de Planejamento e Gestão, José Luís Cardoso Zamith; de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro; de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha; de Agricultura, Marcelo Queiroz; de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cristiane Lamarão; a presidente do DER, Elizabeth Paiva, e o representante da Cedae, Rafael Santos.
Leia também
-
Parque Nacional da Tijuca estabelece novas regras para visitação
-
Polícia abre inquérito para investigar denúncia de compra de vacinas no Rio
-
Secretaria de Trabalho e Renda do Estado divulga 812 oportunidades de emprego
-
Moradores do Rio voltam a reclamar de alteração em sabor da água
-
Prefeitura do Rio de Janeiro cancela carnaval em julho