Educação lança e-book: “Acolhimento: Inspirações para uma escola humanizada”

Objetivo é o de despertar a atenção no atendimento socioemocional nas instituições de ensino quando for possível o retorno presencial das aulas

Acolhimento e cuidado emocional com alunos e equipes que atuam nos Centros de Educação Infantil e escolas da rede municipal de Educação. Com esse objetivo, a Secretaria de Educação, através da Assessoria em Psicologia Escolar do Departamento de Educação Especial, criou o e-book “Acolhimento: Inspirações para uma escola humanizada”. O material, que será disponibilizado na plataforma Educa em Casa a partir do dia 9 de dezembro, servirá como base para as equipes gestoras das unidades de ensino.
Ainda não há data definida para o retorno das aulas presenciais no município, mas, a ideia da elaboração do material surgiu a partir das formações que foram realizadas de forma online com os servidores que atuam diretamente no atendimento dos alunos.
“A Secretaria de Educação deu continuidade, mesmo com a pandemia e suspensão das aulas, aos encontros formativos com os servidores, não só para atualização dos conhecimentos e para tirar dúvidas, mas, também para receber ideias e sugestões. O novo normal nos pegou de surpresa e, graças ao apoio de toda comunidade escolar e os profissionais da rede, estamos conseguindo dar continuidade no oferecimento de atividades para os alunos. A Secretaria de Educação está de parabéns por mais essa ação”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.
O e-book surgiu a partir das formações online realizadas com os gestores escolares em junho deste ano, com base nas reflexões sobre educação socioemocional em tempos de pandemia, e, levando em conta a prioridade na abordagem sobre o cuidado emocional com todos, alunos e servidores.
“Durante esses encontros, a necessidade de tratarmos sobre o acolhimento ecoou de maneira unânime. A partir dessa observação e diante da premissa de que a Assessoria em Psicologia Escolar fundamenta seu trabalho na prevenção e promoção de Saúde Mental no ambiente escolar, e ainda, tendo como base em grande parte de suas formações, as Competências e Habilidades Socioemocionais preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tratarmos de acolhimento nesse momento inédito em que vivemos se fez necessário. Assim, através do Laboratório das Emoções – online, oferecido aos orientadores escolares do município, que ocorreu em setembro e outubro deste presente ano, aprofundamos o tema de maneira objetiva e prática tendo como base o e-book, oportunizando a reflexão sobre o acolhimento consciente e estruturado em todos os seus aspectos, refletindo um ambiente emocional favorável, traduzido no bem-estar de todos”, explica a diretora do Departamento de Educação Especial, Bianca Paiva.
A secretária de Educação, Marcia Palma, destaca, ainda, que além do e-book, a plataforma Educa em Casa, têm outros materiais de apoio aos pais e alunos. “Dicas de atividades diferenciadas, informações sobre a necessidade de conversar, fazer programas diferentes com as crianças e adolescentes, informações sobre a pandemia e de como falar sobre esse assunto com as crianças, prevenção e saúde mental, livros em pdf, jogos e videoaulas. Esses são alguns dos destaques da plataforma. Vale a pena visitar e conferir. Tudo foi preparado com muito carinho pela equipe da Secretaria de Educação, sem custos para o município e vem dando um resultado positivo, fortalecendo o vínculo aluno-escola, tão necessário para a aprendizagem, sobretudo nesse momento em que estamos afastados fisicamente”, contou Marcia Palma.
O e-book “Acolhimento: Inspirações para uma escola humanizada” estará disponível no site da prefeitura e na plataforma Educa em Casa (www.petropolis.rj.gov.br) a partir do dia 09 de dezembro, na página “Educação Especial”, na sala virtual “Formação”, semana 34. No site da Prefeitura, o e-book ficará na seção Prefeitura/Secretaria de Educação”, no item “Downloads”.

%d blogueiros gostam disto: