Projeto de pesquisa do LNCC selecionado para intercâmbio

O programa Math/Amsud promove o intercâmbio de pesquisadores, doutorandos e pós-doutorandos entre o Brasil, países da América do Sul e a França.

O projeto de pesquisa EOLIS – Efficient Off-Line Numerical Strategies for Multi-Query Problems, formado por pesquisadores e alunos dos Grupos de Pesquisa IPES e NUMA, e coordenado no Brasil pelo pesquisador Frédéric Valentin, foi selecionado no novo Edital Math-Amsud 2020. O EOLIS receberá financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES durante o período de 2021-2022, incluindo bolsa de pós-graduação e pós-doutoramento. A colaboração internacional envolve, o INRIA da Franca e as Universidades de Concepción e de Universidad Católica de la Santísima Concepción do Chile, além do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC/MCTI(unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia eInovações), localizado em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro.
“O projeto EOLIS pretende desenvolver novos algoritmos numéricos e computacionais de alto-desempenho para a resolução de modelos físicos/biológicos, que necessitam de uma gama enorme de simulações computacionais em função de grandes variações dos dados do modelo. Uma aplicação típica é a aproximação numérica de soluções de modelos baseados em equações diferenciais estocásticas. Este projeto fortalece a cooperação entre grupos de pesquisa líderes em computação científica na Franca, Chile e Brasil e constitui um desdobramento natural do projeto PHOTOM (Math/Amsud 2018-2020)”, ressalta o pesquisador Frédéric Valentin.
O programa Math/Amsud promove o intercâmbio de pesquisadores, doutorandos e pós-doutorandos entre o Brasil, países da América do Sul e a França. Publicada no início do mês, a lista (cinco no total) traz os nomes dos candidatos vencedores e suas respectivas áreas do conhecimento e instituições de ensino. A relação dos aprovados está disponível no Diário Oficial da União (DOU) e no site
(https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/capes-divulga-resultados-de-programas-de-intercambio

Sobre os programas
O STIC-Amsud e o MATH-Amsud são programas de cooperação regional entre França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O objetivo é implementar projetos conjuntos e fortalecer a colaboração nas áreas de Ciências e de Tecnologia da Informação e Comunicação, no primeiro, e de Matemática, no segundo. Os trabalhos aprovados têm duração de dois anos e envolvem, no mínimo, dois países sul-americanos e uma ou mais equipes de cientistas franceses.

Links Úteis
Lista STIC-Amsud – https://cutt.ly/NhImt44
Lista MathAmsud – https://cutt.ly/yhImp0A

%d blogueiros gostam disto: