Ministério da Saúde disponibiliza mapa com locais para atendimentos em saúde mental: Petrópolis conta com seis pontos

Um mapa interativo elaborado pelo Ministério da Saúde lista os estabelecimentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que fornecem atendimento em saúde mental no Brasil. Segundo a pasta, há 3.164 serviços disponíveis aos brasileiros que sofrem com depressão, ansiedade ou outros transtornos mentais. Por meio do mapa, a pasta pretende ajudar o cidadão a identificar locais disponíveis na sua cidade e mais próximos à sua residência.
“A medida visa ampliar o acesso da população aos serviços pelo Sistema Único de Saúde”, informou a pasta ao disponibilizar o mapa, que aponta a localização dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Infantil e para álcool e outras drogas, das Equipes Multiprofissional de Atenção em Saúde Mental nas unidades ambulatoriais, além dos serviços de referência em hospital geral e hospitais psiquiátricos.
De acordo com o ministério, todos os serviços disponíveis estão separados por ícones, cores e regiões, o que facilita a busca das informações, pelo cidadão. “Ao clicar em um dos locais, a população pode consultar o endereço do estabelecimento e informações sobre equipes e leitos disponíveis”, informou a pasta.
O Ministério da Saúde acrescenta que, em outubro, liberou mais de R$ 65 milhões para qualificação de 74 novos CAPS; 100 Serviços Residenciais Terapêuticos, duas unidades de acolhimento; e 144 serviços hospitalares de referência nos municípios brasileiros.
Em Petrópolis, seis desses pontos podem ser acessados por quem precisa de ajuda contra ansiedade, depressão e outros transtornos mentais cujos casos dispararam em todo o Brasil neste período da pandemia.

  • CAPS II Nise da Silveira – Rua Montecaseros, 576/580 – Centro – Telefone: 2246-9064
  • CAPSI Sylvia Orthof – Rua Montecaseros, 580, Centro – Centro – Telefone: 2247-6893
  • CAPS AD III – Rua Monsenhor Bacelar, 492 – Centro – Telefones: 2246-9198/ 2246-9118
  • Clínica Pousada das Bromélias – Rua Bispo D. José Pereira Alves, 235, Valparaíso
  • Hospital Santa Mônica – Estrada União e Indústria, 1193, Corrêas
  • Clínica Revitalis – Estrada Bernardo Coutinho, 2.241, Araras

Itaipava
Em Itaipava, CAPS Núbia Helena e Ambulatório Carl Rogers, que mudou de endereço nesta semana, oferece uma equipe multidisciplinar de atendimento composta por dois médicos psiquiatras, um enfermeiro, oito psicólogos para consultas adultas e pediátricas, três técnicos de enfermagem, uma assistente social e uma terapeuta ocupacional. Classificada, no novo endereço, como CAPS III, a unidade irá realizar os atendimentos à população 24 horas. No local, pacientes poderão passar por até 30 dias de tratamento, evitando, desta forma, internações em hospitais psiquiátricos.
“O novo CAPS é uma porta de entrada importante da saúde mental para o município. O atendimento vem sendo feito com muito carinho e é totalmente humanizado. Temos enorme prazer em fazer parte de um trabalho tão delicado e de tanta importância para a população”, disse o médico atuante em psiquiatria, Jayme Eduardo Guimarães.

%d blogueiros gostam disto: