As unidades de saúde públicas e privadas do município de Petrópolis deverão estimular seus pacientes a realizarem testes rápidos de HIV/Aids, sífilis e hepatite. A determinação é do projeto de lei 013/2020, do vereador Maurinho Branco (DEM), que a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou em primeira discussão nesta terça-feira (15/12).
Segundo a proposta, o profissional de saúde enfermeiro ou médico deverá orientar o paciente, em sua primeira consulta, a realizar o teste rápido para estas doenças sexualmente transmissíveis.
“A proposta tem o objetivo incentivar a realização dos testes em toda a rede de saúde do município, incluindo hospitais, maternidades e demais unidades, e incluindo estes dentro do rol de exames de rotina solicitados. Nunca é demais lembrar que em 2018 foram notificados 82 casos de HIV em Petrópolis, além de 453 casos de sífilis diagnosticados em 2019”, disse o vereador.
Os testes rápidos, segundo o autor da proposta, são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.
A proposta voltará ao plenário em breve para a segunda discussão, e só então depois será encaminhada ao Poder Executivo para sanção ou veto.
Leia também
-
Médico petropolitano morre vítima da covid-19
-
Polícia Civil prende acusado de estuprar enteada de 10 anos
-
Construção irregular em área de preservação é identificada em Pedro do Rio após denúncia feita ao Linha Verde
-
RODOVIÁRIOS OFICIAM SETRANSPETRO PARA INICIAR NEGOCIAÇÕES DA DATA-BASE
-
VEREADOR QUER INFORMAÇÕES SOBRE MANUTENÇÃO, REVISÃO E RENOVAÇÃO DOS ÔNIBUS EM PETRÓPOLIS