2ª edição do Natal Musical sobre Rodas terá mais carros e trajeto mais longo

O último sábado antes do Natal será de reflexão e esperança de dias melhores, com a segunda e última edição do Natal Musical sobre Rodas. A ação, idealizada pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), foi realizada pela primeira vez na semana passada e será repetida neste dia 19, mais uma vez adaptada ao novo normal em função da pandemia do coronavírus. Como na primeira edição, na impossibilidade de o público ir até o Papai Noel, o bom velhinho e a banda do 32º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIL) é que irão percorrer algumas das principais ruas da cidade sobre carros, levando alegria à população e aos visitantes nestes tempos tão difíceis.
Nesta segunda edição, algumas mudanças vão garantir mais segurança a todos os participantes: além dos quatro veículos utilizados na semana passada, mais dois carros serão integrados ao comboio, assegurando maior distanciamento entre participantes do desfile. Todos obrigatoriamente deverão utilizar máscaras. No caminhão com os músicos da banda do Batalhão também haverá cuidado com o distanciamento e orientação sobre o uso de máscaras por aqueles que não usam instrumentos de sopro.
“O Natal Musical sobre Rodas surgiu da necessidade de lembrarmos que é tempo de Natal. Mais do que nunca, precisamos desse ar de esperança, de alegria. O desfile será realizado com a adoção de todos os cuidados sanitários, mantendo juntas em um mesmo carro apenas pessoas que já estão tendo contato no dia a dia. Ainda assim, com distanciamento e uso de máscaras”, detalhou o presidente do PC&VB, Samir El Ghaoui.
O trajeto também foi alterado e será mais longo neste sábado. Agora, o grupo passará também pelo Bingen (indo até o polo de moda) e o Quitandinha (fazendo o contorno na altura do Sesc Quitandinha). “Muita gente pediu que incluíssemos alguns pontos no roteiro. Também nos pediram que o comboio passasse um pouco mais lentamente, para que as pessoas tivessem tempo de chegar às janelas para acenar. Estamos trabalhando para isso”, garantiu o empresário.
Além do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), que idealizou o projeto, a ação tem o apoio de várias outras entidades e empresas, incluindo o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), Câmara Setorial da Rua 16 de Março e Adjacências, Associação de Lojistas e Amigos da Rua Teresa (ARTE), Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Jeep Tour, Shopping Estação Itaipava, Shopping Tarrafas, Valparaíso Gourmet e Pátio 42. A banda é do 32° Batalhão de Infantaria Leve (BIL) e as crianças participantes, que já convivem em projeto da Associação Filantrópica de Petrópolis (Afipe).
Samir El Ghaoui frisou a importância da iniciativa. “Papai Noel é o símbolo da esperança para as crianças. E se elas não podem ir até ele, levaremos esta figura até elas, mesmo que a distância. Não haverá abraços, mas haverá acenos, haverá carinho, mesmo que de longe”, lembrou, frisando que o desfile só foi possível com a ajuda de muitas mãos.
O comboio, que terá seis veículos cedidos pela Jeep Tour e o Pátio 42, do empresário Fernando Morelli, não fará paradas: sairá do Pátio 42, no Bingen, por volta das 14h. Seguirá pela Rua Dr. Paulo Hervê (sentido Bingen), passará pelo Polo de Modas e retornará perto da Rodoviária do Bingen. De lá o grupo sguirá em direção à Rua Paulino Afonso, Montecaseros, Roberto Silveira e Monsenhor Bacelar, seguindo para o Valparaíso. Indo na direção da Rua Marcílio Dias, Major Ricardo, Dr. Eugênio Barcelos e Marquês do Paraná, saindo na Rua Coronel Veiga, próximo a concessionária Volkswagen.
O comboio irá em direção ao Lago do Quitandinha e retornará pela Rua Coronel Veiga. O grupo então voltará pela Washington Luiz em direção ao Centro, passando pela Rua do Imperador e subindo a General Osório, Aureliano Coutinho e Rua Teresa até o Alto da Serra. Os veículos farão o retorno e voltarão pela Dr. Sá Earp, passando pela Rua Visconde de Souza Franco, Rua do Imperador e Rua da Imperatriz.
Em frente ao Museu Imperial e à Câmara Municipal, o grupo vai retornar e seguirá pela Irmãos D’Angelo, 16 de Março, Dr. Nelson de Sá Earp, Praça da Liberdade, Av. Roberto Silveira, Rua Padre Siqueira, 13 de Maio, Av. Tiradentes e Av. Ipiranga, em direção a Rua Fonseca Ramos.
O comboio seguirá pelo Quissamã, Itamarati e Cascatinha, passando pelo Samambaia e chegando à Estrada Mineira. Seguirá por Corrêas até Nogueira, onde os veículos serão desviados para a Estrada União e Indústria, em direção a Itaipava. O desfile seguirá até a altura do Supermercado Bramil e retornará, sendo encerrado no Shopping Estação Itaipava.
“O percurso é mais longo, mas a ideia é dar a oportunidade de a população ver o Papai Noel e entrar no clima de Natal”, explica o presidente do PC&VB, lembrando que, se chover, o evento será suspenso e pode ser realizado no domingo. “Como os carros são abertos, dependemos do tempo”, alerta.
Marcelo Fiorini, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis, acredita que a ação é uma maneira de trazer um pouco de alegria aos petropolitanos e turistas que estejam na cidade nesse momento, sem causar aglomerações que podem trazer riscos de contágio do novo coronavírus. “As entidades do setor de bens e serviços, turismo e comércio se uniram para não deixar o clima natalino ser esquecido. O “Natal Musical Sobre Rodas” é um momento de carinho com nossos moradores e visitantes”, diz.

%d blogueiros gostam disto: