CÂMARA APROVA INSTITUIÇÃO DO DEZEMBRO LARANJA NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou nesta quinta-feira (17/12), em segunda discussão, o projeto de lei 5585/2019, de autoria do vereador Maurinho Branco (DEM) que institui no calendário oficial de eventos do município a campanha “Dezembro Laranja”, dedicada à realização de ações de conscientização e prevenção ao câncer da pele. A proposta foi aprovada com 10 votos favoráveis.

As comemorações alusivas ao “Dezembro Laranja” deverão ocorrer, anualmente, no mês de dezembro com a promoção de ações educativas e esclarecedoras conduzidas pela administração municipal, em cooperação com entidades civis e organizações profissionais e científicas.

Segundo o vereador autor, entre os objetivos da proposta estão “o de esclarecer à sociedade civil sobre a importância e necessidade de prevenção do câncer de pele mediante a realização de exames, visando o diagnóstico precoce e a realização imediata do respectivo tratamento, bem como a conscientização da potencialização da cura deste tipo de câncer quando diagnosticado em tempo”.

O projeto se propõe também a ampliar e facilitar o acesso à realização do exame, além de divulgar os direitos assegurados em nível federal e estadual acerca das ações de saúde que possibilitem a prevenção, a detecção, o tratamento e o tipo do câncer, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém, seus números são muito altos.

“A intenção do projeto é, à semelhança do que já acontece com o Outubro Rosa e com o Novembro Azul, ter um mês de conscientização sobre o câncer da pele”, finaliza Maurinho Branco.

%d blogueiros gostam disto: