Uma operação da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, retirou plantas exóticas da faixa de areia de Geribá. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (22), no canto esquerdo da praia, em frente ao Condomínio Amarras.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente Fernando Savino, ao introduzir a espécie exótica conhecida como Yuca, o condomínio desobedeceu a recomendação do Ministério Público Federal (nº 12/2020) emitida no dia 3 de agosto deste ano.
“A recomendação do MPF é para que não se coloque plantas exóticas na faixa de areia. Em agosto deste ano a secretaria, cumprindo determinação do Ministério Público, retirou diversos canteiros de plantas exóticas instalados pelos proprietários de imóveis na praia. O condomínio Amarras não tem nenhuma licença ou autorização para fazer este plantio ao longo do muro. Mesmo que fossem espécies de plantas típicas de restinga, ainda assim é necessário entrar com processo na secretaria de Meio Ambiente solicitando a licença porque praia é Área de Preservação Permanente”, explicou Savino.
Autuação e multa
Alegando introdução e manutenção de espécie exótica em Área de Preservação Permanente, fiscais do Meio Ambiente autuaram e multaram o condomínio em 13.076 UPFM.
Fonte: O Dia
Leia também
-
Criança e adolescente ficam feridos em acidente com fogos de artifício em Araruama
-
Shopping Park Lagos, em Cabo Frio, volta aos horários de funcionamento tradicionais
-
Cabo Frio sedia o XXVIII Marlin Invitational: Torneio de Pesca Esportiva
-
Dona Eva, neta de escravos com 111 anos de idade, é vacinada contra a Covid-19 em Búzios
-
Homem é preso apontado como um dos maiores estelionatários do Brasil em Araruama