Limão: Fruta baixa em calorias e açúcares que ajuda o sistema imunológico

No primeiro mês do ano, para relembrar algumas resoluções comuns de Ano Novo – como adotar uma alimentação mais saudável ou perder peso – o Lifestyle ao Minuto dá destaque ao limão.
Trata-se de uma fruta “pobre em calorias e açúcares e muito rica em vitaminas e minerais”, diz a nutricionista Mariana Abecasis, onde nos fala acerca deste alimento, que pode ser usado como tempero, em bebidas, como aromatizante e em sobremesas.
Pobre em calorias e açúcares e muito rico em vitaminas e minerais, o limão é um alimento muito versátil, que apresenta propriedades benéficas para a saúde. De fato, um limão médio fornece cerca de 17 calorias, cerca de 5g de hidratos de carbono dos quais açúcares 1,5 g e é considerado uma das frutas menos calóricas e com menor teor de açúcar.
Apesar de não ser muito consumido como fruta ‘in natura’, o limão pode ser usado como tempero, em bebidas, como aromatizante e em sobremesas.

Dentro dos seus benefícios destacam-se:
Potente auxiliar do sistema imunológico – pela sua riqueza em vitamina C, a polpa e o suco do limão, ajudam na prevenção das gripes e constipações e fortalece o sistema imunológico.
Ajuda no funcionamento do intestino – rico em fibra solúvel, o limão quando diluído em água (principalmente água morna), ajuda a ativar o intestino.
Auxilia na aparência da pele e na prevenção do envelhecimento precoce – rico em vitamina C, vitamina A e anti-oxidantes naturais, o limão ajuda a nutrir a pele e a prevenir o envelhecimento precoce.
Ajuda na retenção de líquidos – em rodelas ou em suco, quando adicionado à água, o limão tem uma ação diurética e drenante, ajudando na retenção de líquidos.
Ajuda a equilibrar o pH do sangue – o limão é rico em ácido cítrico, um ácido natural, que tem o poder de alcalinizar o nosso corpo. Assim apesarde ser uma fruta ácida, o limão favorece o equilíbrio do pH do corpo humano. Tornando-o mais alcalino – condição ideal para que ocorram os processos metabólicos de forma mais equilibrada e fisiológica.
Favorece as digestões – apesar da sua acidez, o limão tem um efeito alcalinizante no organismo, tal como vimos. Assim em vez de lesar e agravar a acidez do estômago, contraria este processo e ajuda em caso de más digestões, azia e problemas gástricos.
Por todas estas propriedades podemos considerar que o limão tem propriedades benéficas para a saúde – tem uma ação alcalinizante, hidratante e mineralizante – condições estas que serão mais constantes, quanto mais frequente for o seu consumo. E é talvez por isso que o limão surge, tantas vezes, referido como detox ena composição dos detox´s.

Sugestões de como usar o limão no seu dia a dia:

  • sumo de limão puro como tempero para a carne, peixe e legumes, seja em assados, cozidos e alimentos crus
  • suco de limão como conservante a anti-oxidante para juntar à salada de fruta ou legumes expostos ao ar
  • suco de limão com azeite como tempero nas saladas
  • copo de água morna com limão em jejum, como diurético natural e ativador do intestino
  • suco de limão com água como limonada
  • água aromatizada com rodelas de limão, rodelas de pepino, pau de canela, gengibre e hortelã, como refresco
  • infusão de limão (água fervida com casca de limão)
  • suco de limão e raspas de casca limão em sobremesas e entradas

Do Notícias ao Minuto

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