XDAQUESTÃO PRODUÇÕES SELECIONA ATORES DE PETRÓPOLIS PARA ESQUETES E ESPETÁCULO

Fundada em 2012, a Xdaquestão Produções é uma empresa petropolitana de entretenimento que atua na montagem de espetáculos com conteúdo histórico e iniciou o ano produzindo diversos projetos vencedores de editais realizados no ano de 2020.
Por mais que a produtora tenha em seu portifólio diversos profissionais, Maurício Araújo, Diretor Executivo da empresa, afirma que abrir uma seleção de atores é sempre muito importante, pois amplia a rede de contatos da empresa e pode oferecer oportunidade para profissionais que ainda não fazem parte do círculo de relacionamento da produtora.
“Nesse momento vamos selecionar pelo menos quatro atores que nasceram ou residam em Petrópolis que vão compor o elenco de dois dos projetos que estamos trabalhando. Para participar da seleção, basta enviar currículo, portifólio e fotos para o e-mail carlacoelho.jornalista@gmail.com ou para o WhatsApp (24) 99955-2730”, pontuou Maurício.
A escolha dos profissionais será realizada a partir da avaliação do material recebido pelo diretor e dramaturgo que atua nos projetos, bem como pela equipe fixa da Xdaquestão Produções.
A Xdaquestão iniciou as atividades como produtora local trazendo mais de 80 espetáculos já prontos para se apresentarem em palcos de teatros e clubes da cidade e produzindo algumas peças teatrais locais. Desde o início a empresa, em especial Maurício sempre externou a necessidade do olhar para a “maior joia” histórica, um tanto deixada de lado, que são as histórias do período imperial.
O ponto de virada da empresa foi no momento em que a mesma venceu o Edital de Concurso Nº 01/2014 “Petrópolis – Uma Cidade Imperial” e pode contar a história da cidade através do teatro, o edital foi realizado pela Prefeitura Municipal de Petrópolis, através da extinta Fundação de Cultura e Turismo em parceria com a Funarte. A produção que na época contou com mais de 60 pessoas envolvidas entre artistas e técnicos, também promoveu seleção de parte do elenco através de currículos e uma série de oficinas. O projeto final tornou-se um dos maiores espetáculos locais que se tem conhecimento, realizados na cidade até os dias atuais.
De acordo com Maurício Araújo, em 2016 a empresa se consolidou ainda mais através de outro edital, esse, do Governo Federal realizado pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, através do Museu Imperial. “Assumimos a produção do espetáculo “Um Sarau Imperial”, realizado no complexo do Museu Imperial por um período de 05 anos, e essa foi mais uma grande vitória para a empresa”. O produtor ainda pontua que em 2018, com patrocínio do Itaú realizou a primeira temporada incentivada do “Um Sarau Imperial”, através da Lei Rouanet. “O empenho diário nesse trabalho teve como resultado o aumento gradual de público nos anos de 2016 e 2017 e para a nossa alegria no ano de 2018 conseguimos fechar nossas estatísticas com um aumento de 300% em números absolutos de plateia”.
Também em 2018 foi fechada uma parceria com o Grupo Cataratas gerando dois projetos aprovados na Lei Rouanet, na Quinta da Boavista/RioZoo e na cidade de Foz do Iguaçu/ Cataratas, em processo de captação de patrocínio.
Com o passar do tempo à produtora foi tomando novos moldes e agregando profissionais reconhecidos na cidade. Atualmente mais de 20 profissionais fazem parte da produtora em diversos projetos distintos. Toda essa experiência e empenho fez com que em 2020, um dos anos mais conturbados para a produção cultural em Petrópolis, no Estado, no Brasil e no Mundo, a produtora conseguisse a façanha de aprovar diversos projetos, sendo alguns deles em escala Municipal, Estadual e Federal.
Os atores que agora serão selecionados, vão atuar em projetos com recursos da Lei Aldir Blanc. A lei também conhecida como Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, trata-se da Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020, elaborada pelo Congresso Nacional que tem como finalidade atender ao setor cultural do Brasil, maior afetado com as medidas restritivas de isolamento social impostas em razão da pandemia de Covid-19, destinando recursos para os Estados e Municípios e selecionando projetos por meio de editais de concorrência.
“Hoje temos muito orgulho em afirmar que a Xdaquestão Produções, devido aos projetos já executados e os em andamento, trata-se de uma empresa chancelada pelo Museu Imperial, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sistema Brasileiro de Museus (SBM), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Instituto Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal de Petrópolis, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal”, finalizou Maurício.
Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas com a Xdaquestão Produções através dos Instagram @xdaquestaoproducoes, Facebook @xdaquestaoproducoes, telefone fixo (24) 2231-9707 e do Celular/ WhatsApp: (24) 99955-2730.

%d blogueiros gostam disto: