Como aproveitar a luz natural e economizar energia

Além de economizar na conta de luz, maximizar o uso da luz natural garante a economia de algumas lâmpadas, aquece a casa e ajuda a eliminar germes e ácaros

Está em busca de alternativas para economizar energia? A iluminação pode representar apenas 5% dos gastos com energia de uma casa, mas o consumo pode ser ainda mais reduzido – chegando facilmente a menos da metade – com um pouco de determinação e investimento.
Uma boa forma de começar a economizar energia é abrindo a casa para a fonte de luz gratuita e eficiente oferecida pela natureza: o sol. Depois procure adotar tecnologias de baixo consumo e de vida útil longa.

Confira abaixo uma lista com 7 dicas de como economizar energia em casa aproveitando a luz do sol:

  1. Aposte em cores claras
    Pinte as paredes interiores da sua casa com cores claras e use espelhos para refletir a luz natural, especialmente em ambientes escuros.
  2. Ajuste seus horários
    Organize seu horário para aproveitar mais o dia. Caso passe muito tempo fazendo atividades em casa (estudando ou lendo, por exemplo), tente se programar para acordar cedo e fazer a maior parte das tarefas antes do anoitecer.
  3. Abra as cortinas
    Em dias claros e ensolarados (mas não muito quentes), abra persianas e cortinas para permitir a entrada do máximo possível de luz.
  4. Vidraças podem ajudar a economizar energia
    Se sua casa for escura, instale janelas maiores, ou portas envidraçadas, na face norte. Prefira janelas mais altas do que largas para permitir a entrada de mais luz.
  5. Planeje cada cômodo
    Posicione as áreas de trabalho, como mesas, bancadas e pias, perto de fontes de luz natural.
  6. Poupe energia com o uso de claraboias
    Instale claraboias em cantos escuros, como corredores e ambientes pequenos sem janelas. Para reduzir o fluxo de ar quente, feche-as à noite e proteja-as do sol alto no verão.
  7. Telhas transparentes
    Uma opção mais barata em relação à claraboia é a utilização de telhas transparentes de acrílico em parte do telhado da casa (em torno de 15 a 20% da cobertura). A construção de telhados tipo dente-de-serra também pode ser uma ótima opção para sua residência.

Fonte: Portal Terra

%d blogueiros gostam disto: