WEDO! Entretenimento lança o primeiro teatro totalmente virtual da América Latina

Empresa promove o e-TEATRO e leva espetáculos com preços populares para todo o país, alinhando tecnologia e cultura

Primeiro teatro 100% imersivo da América Latina! O sonho de fazer teatro sempre esteve presente na vida dos sócios da WEDO! Entretenimento, que no último ano, com a pandemia impulsionando um desejo antigo, puderam colocar em prática toda a experiência e ideias que tiveram ao longo do tempo, e levar o teatro para dentro das casas, democratizando o acesso às artes e criando o e-TEATRO.
Teatro, audiovisual, tecnologia e internet, essas foram as palavras chaves para realizarem através de uma plataforma de realidade virtual que desenvolveram, toda a experiência dos palcos, desde a entrada na bilheteria, um café virtual, até a poltrona que o espectador poderá vivenciar, como se estivesse presente.
“Queríamos levar o teatro para todos, e com esta plataforma, qualquer pessoa do Brasil poderá assistir um espetáculo que estará em cartaz em São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo, da mesma forma que veria em um teatro. Além do acesso, pensamos na realização de muitos em pode ver uma peça que não chegaria facilmente em sua cidade, e nos valores, que são populares tornando o teatro democrático”, afirma Pedro.
Os três jovens empreendedores, João (31), Carolina (34) e Pedro (28), se conhecem desde 2012, quando a arte os uniu e juntos criaram a produtora. Entre os espetáculos produzidos está “Toda Nudez Será Castigada”, aprovado na Lei Rouanet e realizada três temporadas, cada uma em um teatro na cidade de São Paulo.
Antes mesmo da pandemia, o trio estudava formas de juntar a tecnologia com teatro e já discutiam modelos híbridos da arte e como poderiam reunir tudo em um lugar, levando o teatro para outras fronteiras, saindo do eixo Rio/SP, e abrangendo pessoas que nem sempre tem condições, sejam elas físicas, monetárias ou até mesmo de locomoção. Em 2020, quando todos os setores foram afetados, principalmente a cultura, atingindo milhares de profissionais, a WEDO! se reinventou no mercado, ampliando os horizontes com a inteligência do software VMix.
“Com diversas funcionalidades, o software nos dá a liberdade de trabalhar com diversificadas câmeras e planos, possibilitando cortes e edições em tempo real. Poderíamos dizer que ela faz uma junção de uma ilha de programa de televisão ao vivo com a de pós-cinematográfica”, fala João.
“E o melhor, tudo de forma remota, possibilitando que a equipe de áudio, fotografia e direção esteja em ambientes diferentes”, completa a Carol.
Para a estreia da plataforma, a WEDO! prepara a primeira edição do Prêmio WeDo! de e-Teatro, com entrada gratuita, que acontece de 25 de fevereiro a 1º de março, e conta com a participação de peças do Brasil e nomes importantes do teatro como Zé Celso, Pedro Granato, Silvero Pereira, Liliana Castro e Luis Lobianco.
Após a inauguração, duas peças estão programadas para estrearem: “O Maior Tesouro do Mundo”, em abril e “LOVE+” para agosto, com o valor máximo de R$6 (inteira), além de nova temporada de “Fale Comigo”, ainda em março.
Além das peças produzidas pela produtora, a ideia é transmitir espetáculos do país inteiro, levando a cultura regional e transformando em um grande coletivo.

%d blogueiros gostam disto: