Estácio celebra 20 anos em Petrópolis

Em duas décadas, a Unidade formou milhares estudantes e continua apoiando os petropolitanos na conquista do ensino superior

Há exatos 20 anos a Estácio Petrópolis abria suas portas na Cidade Imperial e iniciava uma trajetória de sucesso no município, realizando o sonho do ensino superior, de cerca de oito mil alunos formados pela unidade, que hoje ocupam cargos no mercado de trabalho local e também fora da cidade.
Quando as salas de aula começaram a serem ocupadas, os primeiros cursos disponíveis no campus, lá em 2001, eram: Administração, Turismo e Hotelaria. Com o passar dos anos as ofertas de novos cursos foram frequentes e, atualmente, dezenas de opções podem ser cursadas em Petrópolis, entre elas: Direito, Jornalismo, Publicidade, Pedagogia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Psicologia, Ciências Biológicas e o novo curso de Medicina Veterinária. Além da graduação presencial, a Estácio, que é uma das instituições pioneiras na também no ensino a distância, oferece ainda outras opções de ensino, possibilitando aos estudantes a escolha da modalidade que melhor se adapta ao seu dia a dia. O Ensino Digital e o Flex, são ideais para que quem deseja conciliar o trabalho e outras atividades ao sonho de cursar uma graduação, já a nova modalidade, o semipresencial, reúne a experiência da sala de aula tradicional ao moderno Ensino Digital, sendo ideal para quem deseja flexibilidade sem abrir mão do convívio presencial.
Contribuindo para o desenvolvimento da cidade com cursos e graduação e pós-graduação, a Estácio Petrópolis, deixa a sua marca na cidade também por meio dos muitos trabalhos sociais oferecidos à população. São diversos atendimentos prestados pelo Núcleo de Práticas Jurídicas, Clínica de Psicologia e Fisioterapia e Farmácia Escola.
O campus conta com uma ampla e moderna estrutura, composta por 40 salas de aula, laboratórios de anatomia, estúdio de rádio e TV, Clínica de Psicologia, Laboratório de Técnicas Dietéticas, Núcleo de Práticas Jurídicas, Farmácia Escola, Laboratórios de Enfermagem, Clínica de Fisioterapia, Laboratórios de Engenharia e Arquitetura, entre outros.
A história da atual gestora do campus, Patrícia Bach, se mistura com a trajetória da unidade. Patrícia iniciou suas atividades em abril de 2001, logo após a inauguração em fevereiro do mesmo ano, como auxiliar administrativa. Foi também responsável pela secretaria de alunos, pela gerência acadêmica, até chegar ao cargo de diretora, em 2012. Patrícia também atua como professora no curso de Pedagogia. É psicopedagoga, Clínica Institucional, com pós-graduação em Gestão de Negócios de Ensino Superior.
“Vinte anos de trabalho, esforço e dedicação. Tudo para alcançar o propósito da qualidade de ensino e da formação de profissionais alinhados com as demandas do mercado atual. E o reflexo do que é oferecido pela Estácio Petrópolis é o crescimento permanente da instituição ao longo desses anos”, conclui.

Programa “Estácio Tá Pago”
Em mais uma iniciativa pioneira, a Estácio, com o objetivo de não prejudicar o início do semestre acadêmico dos alunos que aguardam o resultado do Enem, criou o programa Estáciotapago, para que os novos alunos possam iniciar os estudos imediatamente. Três mensalidades do primeiro semestre são abonadas e o novo aluno paga apenas R$49 nos três meses restantes (no mês da matrícula, em maio e em junho). A partir da renovação da matrícula para o segundo semestre, esses valores pagos voltam integralmente em crédito para o aluno, fazendo com que o primeiro semestre seja inteiramente grátis. O programa é válido para os cursos de graduação, nas modalidades presencial, semipresencial, flex e digital, e beneficiará os 15 mil primeiros alunos que fizerem a inscrição. Confira as condições no site estacio.br .
Adriano Pistore, vice-presidente de Operações Presenciais da Estácio, explica que o programa foi criado para que os alunos não saiam prejudicados por conta do adiamento do Enem ou por alguma questão financeira, em mais uma iniciativa da Estácio em prol dos estudantes.
“Percebemos que muitos estudantes estão aguardando o resultado do Enem para então definir o futuro acadêmico. Um dos grandes compromissos da Estácio é com a democratização do ensino e garantir a continuidade dos estudos dos futuros alunos. Se o momento está difícil, investir nos estudos é uma das alternativas mais eficientes para enfrentar a crise. Não queremos que esse aluno desista do projeto de ingressar no ensino superior. Estamos falando de sonhos, de futuro, de realizações, de conquistas. Não dá para brincar com isso.”
Ao longo desses últimos meses, a Estácio vem buscando maneiras de proteger seus alunos dos efeitos da crise, criando uma série de programas para viabilizar a continuidade dos estudos. No ano passado, após a eclosão da pandemia, a instituição concedeu mais de 30 mil bolsas integrais e flexibilização de pagamento de mensalidades para alunos que sofreram com perda econômica e fechou parcerias com uma grande loja de departamento e com operadoras de telecomunicações para oferecer pacotes e planos de dados com condições diferenciadas para os alunos que precisam de mais recursos para as aulas.
Os candidatos podem ingressar na Estácio das seguintes formas: vestibular presencial ou vestibular online. Para quem já passou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em anos anteriores é possível usar a nota para ingressar no ensino superior sem precisar realizar o vestibular.

Sobre a Estácio
A Estácio é uma das maiores e mais respeitadas instituições do setor educacional brasileiro. Há 50 anos, proporciona acesso a um ensino de qualidade em larga escala e de maneira única. É uma das instituições pioneiras também no ensino digital, na utilização de aplicativos educacionais e games de aprendizagem, incluindo aplicações que usam realidade virtual. Oferece aulas dinâmicas, com material interativo para que o aluno absorva com qualidade o conteúdo acadêmico. Está presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o ensino digital, contando com mais de 600 mil alunos matriculados.
A instituição oferece cursos de Graduação e Pós-graduação, além de soluções corporativas e cursos de extensão. Aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, com currículos alinhados às necessidades do mercado de trabalho. A busca constante pela qualidade acadêmica e os investimentos na área de ensino geraram ótimos resultados nos últimos anos – suas instituições e cursos e são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade.
Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do País, a Estácio apoia iniciativas ligadas ao Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo. O Programa de Responsabilidade Social Corporativa Educar para Transformar reflete o compromisso da instituição de oferecer uma educação acessível e de qualidade e, assim, gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa.

Foto: Alexandre Carius

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: