Teresópolis apresenta tecnologias em evento online de Cidades Digitais na próxima terça

Prefeitura investe em infraestrutura e ações de Cidade Inteligente. Prefeito de Resende e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Rio também participam do webinar promovido pela Rede Cidade Digital


As ações de Teresópolis para transformar-se em Cidade Inteligente serão apresentadas em evento online que reúne gestores públicos da Grande Rio e Região do Sul do Estado, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), na próxima terça-feira (03/02), às 10 horas.
O secretário de Ciência e Tecnologia de Teresópolis, Vinicius Oberg, é um dos convidados confirmados no encontro virtual que visa compartilhar tecnologias implantadas nas cidades cariocas. Participam também o prefeito de Resende, Diogo Gonçalves Balieiro Diniz, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões. “É o espaço para troca de informações sobre o uso de tecnologia no aprimoramento dos serviços públicos. A pandemia vem acelerando a necessidade, cada vez maior, de uma gestão pública conectada e mais eficiente”, observa o diretor da RCD, José Marinho.
O secretário de Ciência e Tecnologia de Teresópolis, Vinicius Oberg, destaca que a Prefeitura Municipal investe na infraestrutura tecnológica e no planejamento voltado para fomentar o desenvolvimento socioeconômico pautado na inovação. Segundo Oberg, Teresópolis foi um dos primeiros municípios do interior do Rio a regulamentar uma Lei de Inovação.
“Estamos desenvolvendo um PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) para ver quais são os sistemas que precisamos contratar e quais são as necessidades. Hoje tudo passa pela ciência e tecnologia e temos uma visão geral do que está acontecendo no município”, disse o secretário sobre o papel estratégico da Secretaria na administração municipal de Teresópolis. “A intenção é simplificar ao máximo o acesso dos serviços públicos. Informatizamos a Saúde no primeiro mandato e a UPA teve incremento de repasses da União em mais de 35% . Não imaginaríamos passar pela pandemia sem essa informatização”, completa o secretário.
Ainda de acordo com ele, um Centro de Operações, previsto para ser implantado neste primeiro semestre, surge como o eixo central para a implantação do projeto de cidade inteligente de Teresópolis. “A partir daí a gente espera conectar outros serviços”, argumenta.
As inscrições para o Webinar das Cidades Digitais da Grande Rio e Região Sul são gratuitas para servidores públicos, representantes de entidades/universidades e devem ser feitas pelo http://sympla.com.br/rcd.
Este é o primeiro evento da RCD no Estado do Rio de Janeiro, iniciativa que já reuniu somente durante a pandemia prefeitos e gestores de mais de 1.300 Prefeituras, em sete Estados (PR, RS, SC, SP, MG, MS e BA), para a troca de experiências e apresentação de ações que visam tornar as cidades mais conectadas, eficientes e inteligentes. “O objetivo é compartilhar políticas públicas, modelos implantados nas Prefeituras, soluções disponíveis e conhecimentos que possam auxiliar os gestores na construção de projetos que melhorem a qualidade de vida das pessoas e impactem no desenvolvimento das cidades”, resume o diretor da RCD.
O Webinar das Cidades Digitais da Grande Rio e Região Sul do RJ, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, tem a parceria da S. Clara Comunicação, Inovadora, ClipEscola, Sigma Telecom e Furukawa.
Serviço:
Webinar das Cidades Digitais da Grande Rio e Região Sul do RJ
02/03, às 10 horas
Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades pelo https://www.sympla.com.br/rcd
Informações pelo WhatsApp (41)3015-6812 ou pelo imprensa@redecidadedigital.com.br

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: