Conta de luz terá cobrança de bandeira amarela em março

A bandeira tarifária cobrada na conta de luz dos brasileiros permanecerá amarela em março, com custo de R$1,343 para cada 100kWh consumidos. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em fevereiro, embora tenham sido registrados significativos volumes de chuvas nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN), os principais reservatórios ainda estão com estoque reduzido e muito abaixo do padrão histórico registrado entre setembro e janeiro.
Com a manutenção do acionamento da bandeira amarela é importante reforçar ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 pela Aneel como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia gerada por meio de usinas térmicas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração de eletricidade.
Quando chove menos os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais térmicas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.
Os valores das bandeiras tarifárias são atualizados todos os anos e levam em consideração parâmetros como estimativas de mercado, inflação, projeção de volume de usinas hidrelétricas, histórico de operação do Sistema Interligado Nacional.

Fonte: Extra on Line

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: