Museu Casa do Colono ganhará tour virtual 360°

Atrativo será o primeiro de Petrópolis a receber o mapeamento digital e disponibilizar a visita na palma da mão

Ter acesso ao Museu Casa do Colono de forma online, como se estivesse presencialmente no local. É essa a experiência que será oferecida através de um tour virtual pelo atrativo, com imagens em 360°. Com apenas um clique e na palma da mão, será possível conhecer a influência da cultura alemã na cidade, preservada pela Prefeitura no espaço. A Casa do Colono será o primeiro atrativo de Petrópolis a receber a tecnologia e o mapeamento digital.
A digitalização de todo o museu contará com fotos panorâmicas 360 graus dos ambientes internos e também da área externa, com a utilização de drone. A exposição, com acesso a detalhes dos objetos, fotos e textos em exposição. A intenção é produzir uma mostra interativa, auxiliar na conservação da casa e difundir o acervo do Museu. O tour virtual estará disponível no site da prefeitura de Petrópolis ainda no mês de março, podendo ser acessado por celular, tablet ou computador.
A visita virtual encomendada para a Casa do Colono vai incluir o suporte de narração dos aspectos do museu e seus ambientes, além da descrição detalhada de itens do acervo, possibilitando ainda a interação em tempo real entre o visitante e funcionários da instituição – uma alternativa importante em tempos pandemia.
“Petrópolis é uma cidade com importância histórica sem igual. Com a pandemia, temos que achar novas formas de mostrar as belezas de nosso município, atrair os olhares das pessoas para a cidade. Esse é um projeto que evidencia a riqueza cultural de Petrópolis”, disse o prefeito interino Hingo Hammes.
O mapeamento foi realizado nesta semana, utilizando fotografias de forma tridimensional, em 360°, e imagens de drone na área externa. A previsão é que o tour virtual pelo Museu da Casa do Colono esteja disponível de forma online no dia 16 de março, data do aniversário de 178 anos da cidade de Petrópolis e da comemoração dos 45 anos de fundação do Museu da Casa do Colono.
O diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leandro Kronemberger, comemora a chegada da plataforma na cidade. “É um projeto pioneiro em Petrópolis, estamos otimistas para entregar essa novidade para o aproveitamento de todos. Significa o fortalecimento da cultura e do turismo da cidade. Esperamos que, através do tour virtual, as pessoas sejam cativadas a visitar a cidade também presencialmente”.

Digitalização feita por meio da Lei Aldir Blanc
A digitalização de todo o museu é uma iniciativa da agência Roteiro Produções com a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Lei Aldir Blanc. O serviço de captura das imagens em alta resolução foi realizado pela empresa Tour Virtual 360, pioneira em projetos de digitalização, ambientes virtuais interativos e soluções personalizadas para exposições, com 15 anos de mercado e trabalhos realizados em todo Brasil e também na Alemanha e Portugal.
“A solução digital expõe a Casa do Colono para o mundo e perpetua o registro das características das instalações e de acervo para fins de eventual restauração. O ambiente virtual não afasta o visitante presencial, mas sim aguça o interesse pela instituição, refletindo diretamente no aumento da frequência no ambiente físico”, disse o casal de fotógrafos e designers Cristiane e Ricardo Macedo, da Tour Virtual 360.

Levantamento arquitetônico
No dia 10 de fevereiro, o Museu Casa do Colono ganhou seu primeiro levantamento arquitetônico. O estudo foi feito por profissionais no primeiro semestre de 2019, na época que ainda eram acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estácio de Sá. Por conta da pandemia da covid-19, a doação somente pode ser feita agora, com as alunas já formadas.
O Museu Casa do Colono fica na Rua Cristóvão Colombo, 1.034, na Castelânea. O local construído em 1847, conta com um acervo de utensílios de uso doméstico e de trabalho, fotografias, quadros e objetos de uso pessoal de imigrantes de origem alemã. Parte do acervo é oriundo da coleção do antigo Museu Histórico de Petrópolis, extinto em 1940, e cedido em comodato pelo Museu Imperial.
Em razão da pandemia, o horário está reduzido e seguindo todos os protocolos de segurança. Uso de máscara é obrigatório. O atrativo fica aberto de terça a domingo, das 8h30 às 14h. A entrada é franca. O telefone de contato é: (24) 2247-3715 e o e-mail: casadocolonomuseus@gmail.com

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: