Núcleos Comunitários de Defesa Civil são reativados pela prefeitura

Integrar a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias às comunidades através de uma gestão de risco participativa. Com esse objetivo, a prefeitura está trabalhando na reativação e criação de novos Núcleos Comunitárias de Defesa Civil (NUDECs). A ideia é que as demandas e necessidades locais sejam identificadas através de lideranças, ocorrendo também a integração com as diversas pastas da gestão do município. Nesta semana, por exemplo, os agentes estiveram na Posse reunidos com a comunidade.
“Esses núcleos são fundamentais para a gestão de risco, desenvolvendo de forma voluntária ações voltadas à prevenção e minimização dos desastres, principalmente nas áreas de maior vulnerabilidade da cidade”, pontua o prefeito interino Hingo Hammes.
Na Posse e no Morin, a organização do NUDEC já ganhou solidez para o início das atividades de treinamento e capacitação. Nas comunidades do Sargento Boening, São Sebastião e Floresta, a Defesa Civil já deu início ao processo de estruturação desses núcleos comunitários.
“Para a efetivação do NUDEC em uma localidade é fundamental a participação efetiva de associações de moradores e lideranças reconhecidas pelas comunidades”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, tenente-coronel Gil Kempers, lembrando que os agentes já visitaram as comunidades da 24 de Meio e do Vale do Cuiabá, que já contam com os núcleos.
“Os NUDECs estão conectados a outros setores da sociedade civil, como igrejas, escolas e ONGs a criação de uma rede de cooperação local se fortalece, principalmente com a participação voluntária desses diferentes atores. Cada vez mais a gestão de risco deve ser participativa e integrada”, completa Gil Kempers.
Está previsto para as próximas semanas, uma reunião com os representantes das comunidades do Quitandinha, com o objetivo de integrar as diferentes localidades em um núcleo que se articule em todas as áreas da região.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: