ter. set 28th, 2021

Governo interino discute com moradores possibilidade de avançar projeto do Jardim Botânico no Lago de Nogueira

Representantes de cinco secretarias de governo (Turismo, Desenvolvimento Econômico, Obras, Meio Ambiente e Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica) representaram o prefeito interino Hingo Hammes em reunião realizada na manhã de hoje (22/03), no Clube Promenade, com membros do Comitê Pró-Jardim Botânico de Nogueira (Projardim). O objetivo do encontro foi o de viabilizar a execução da primeira etapa do projeto de implantação do Jardim Botânico nos arredores do lago do bairro.
O projeto já conta com um recurso da ordem de R$ 931 mil, obtido através de convênio assinado em 2019 com o Ministério do Turismo, que prevê a reurbanização de todo o entorno do lago, assim como a implantação dos jardins e alamedas. A Prefeitura pretende agora fazer os ajustes necessários no edital da primeira fase proposta, para que possa ser realizada a licitação para a execução das obras iniciais.
Em seguida, será feita a captação de recursos para uma segunda fase do projeto, que prevê a implantação de decks de madeira ecológica em pontos específicos e a recuperação de toda a pista do entorno. O projeto prevê ainda a implantação de iluminação pública em volta de todo o lago, que poderá ser executada com valores da contribuição de iluminação pública (CIP).
O secretário de Turismo Samir El Ghaoui, que é morador de Nogueira, falou sobre o carinho especial que tem com esse projeto e da importância que ele representa para a cidade como um todo. “O mais importante é que estamos saindo desse encontro sabendo onde estamos e onde queremos chegar. O caminho é dar início a essa primeira fase e, a partir de então, envolver novas parcerias públicas e privadas que viabilizem o restante do planejado”.
O engenheiro Luís Eduardo Basílio, presidente do Comitê Projardim, agradeceu aos secretários pela iniciativa de retomar as discussões sobre o projeto e disse que essa luta vem sendo feita há oito anos, quando a possibilidade de implantação de uma estação de tratamento de água no local fez com que a sociedade civil se mobilizasse em torno na criação de um Parque Municipal na área.
Também estiveram presentes na reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico Marcelo Soares; o secretário de Meio Ambiente Edmardo Campbell; e servidores das demais secretarias citadas. O projeto executivo, em sua totalidade, prevê a execução de melhorias como a recuperação de calçadas e guarda-corpo, construção de decks, estufa de vidro, espaço para pesquisas científicas, banheiros, áreas de atendimento ao público, entre outros.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: