HISTÓRIAS DO FUTURO: LIVES COMEÇAM ESTA SEMANA NO INSTAGRAM

“Histórias do Futuro” é o documentário da produtora trirriense Cineviola Filmes, que começou a ser rodado em fevereiro. Crianças da região Centro-Sul fluminense trazem suas percepções acerca da pandemia e do isolamento social e mostram o modo como o Covid-19 afetou suas vidas. O doc (45’) tem a direção de Jeanne Duarte, nascida e criada em Três Rios e hoje moradora de Petrópolis. O roteiro é de Clóvis Corrêa e a produção executiva de Mario de Aratanha.
As filmagens acompanharam os personagens Ashelley Gomes Paulista Ribeiro, de 11 anos (Miguel Pereira/Vassouras), Danilo Jorge do Nascimento Silva, de 8 anos (Três Rios), Thalia Damiana Passos de Oliveira, de 8 anos (Paraíba do Sul) e Gabriel Duarte Mello, de 11 anos (Areal). Depoimentos dos pais, avós, amigos e especialistas de saúde complementam o documentário, que estreia em 30 de março, no canal do Youtube @Cineviola.
O projeto contemplado na Lei Aldir Blanc RJ conta também com recurso inovador: oito lives recontarão as histórias das crianças no Instagram, com ajuda da tecnologia de Realidade Aumentada, unindo o mundo físico ao virtual. Dessas, quatro lives são exclusivas para crianças surdas, com a tradução para Língua Brasileira de Sinais feita por Gildete Amorim, e utilizando os mesmos recursos da realidade aumentada. A consultoria das atividades em Libras coube a Clelia Ramos, da Editora Arara Azul.
As lives serão realizadas nos dias 27 e 28 de março, sábado e domingo, às 11h e 17h no Instagram @historias_dofuturo. Já para as crianças surdas as lives serão nos dias 3 e 4 de abril, também às 11h e 17h.
Interpretadas e recriadas pelos atores Zezé Fassina, Carlos Arruda e Isabel Francisco – as histórias têm à disposição um conjunto de filtros virtuais criados pelos artistas Julia Bessler e Clelio de Paula.
Adereços, lágrimas, sentimentos em ilustrações criadas com Realidade Aumentada estarão à disposição das crianças no perfil do Instagram do projeto (@historias_dofuturo), convidando cada uma a recontar a história que ouviu ou a sua própria e “vestir”, ela também, a fantasia.
“Pretende-se com o documentário mostrar uma visão de como essa geração está vivenciando este especial momento e entender de que maneira isso a influenciará nas suas escolhas do futuro”, diz a diretora Jeanne Duarte.
A produtora trirriense Cineviola Filmes tem longa ficha em serviços e mais de 30 anos de atuação, tendo sido premiada em vários editais e produzido e dirigido trabalhos como “Maria Bethania e Omara Portuondo”, “Monica Salmaso canta Chico Buarque” e o documentário “De Minas ao Alentejo”, coprodução com Portugal e Brasil.

SERVIÇO
Lives
27 e 28 de março, sábado e domingo, às 11h e 17h
3 e 4 de abril, sábado e domingo, às 11h e 17h – direcionado às crianças surdas
Instagram: @historias_dofuturo
Documentário (45’)
Estreia: 30 de março
You Tube: @cineviola

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: