sex. nov 26th, 2021

Rio de Janeiro divulga calendário unificado de vacinação contra covid

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro divulgou a primeira versão do calendário unificado de vacinação que deve valer para todos os municípios. O cronograma, divulgado no Diário Oficial desta quarta-feira (26), já traz uma previsão de imunização por idade, sem pré-requisitos, que deve começar ainda em junho, junto com a vacinação dos grupos prioritários.
No próximo mês todas as prefeituras devem encerrar a imunização de pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, além das gestantes e puérperas com comorbidades. Além disso devem ser vacinadas todas as pessoas em situação de rua, os funcionários do Sistema Penal e a população privada de liberdade, e os trabalhadores da educação, forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas.
Mas ainda no mês de junho, as cidades do Rio devem começar a imunização dos fluminenses em geral com idades entre 55 e 59 anos. Para que ambos os públicos possam ser atendidos, a Secretaria estipulou uma reserva de 20% das vacinas para os grupos prioritários e 80% para o restante.
O calendário previsto segue com a vacinação daqueles com idades de 45 a 54 anos em julho, 35 a 44 anos em agosto, 25 a 34 em setembro, e por fim, 18 a 24 anos em outubro. Dentro de cada mês, as faixas etárias deverão ser vacinadas em ordem decrescente, ou seja, os mais velhos primeiro.
O calendário unificado estadual é semelhante ao que já foi divulgado pela Prefeitura da capital. De acordo com a publicação da Secretaria, mesmo considerando que as vacinas vêm sendo distribuídas de forma gradativa e sem regularidade, é preciso uniformizar a vacinação dentro do Estado do Rio de Janeiro, para garantir a proteção da população com maior risco de adoecimento e evitar a evolução para formas graves da doença.

Da Agência Brasil

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: