Dez bairros recebem melhorias na iluminação pública a partir desta sexta-feira

Ao todo, 30 luminárias serão instaladas até o dia 16. Nove delas em Nogueira.


A partir desta sexta-feira (11) até a próxima quarta-feira (16) dez bairros de Petrópolis contarão com melhorias na iluminação pública. Serão instaladas 30 novas luminárias distribuídas entre Araras, Secretário, Nogueira, Cascatinha, Caxambú, Itaipava, Pedras Brancas, Samambaia, Castelânea e Fagundes. Só em Nogueira serão nove equipamentos. A maior parte deles para atender aos moradores da Servidão Adelírio de Souza Lima.
“São demandas das comunidades, da população, que chegam todos os dias ao Departamento de Iluminação Pública. E, na medida do possível, nós estamos fazendo todo o possível para atender, melhorando a infraestrutura nos bairros”, ressalta a prefeito interino Hingo Hames.
Recebem a intervenção, nesta sexta-feira, a Estrada do Maquiné, a Rua Dr. Guilherme de Albuquerque e a Estrada José Xavier – todas em Secretário, no distrito de Pedro do Rio. Na segunda-feira (14) é a vez da Estrada da Cachoeira, em Araras, da Rua Maria Rosa Cardoso Vieira, em Itaipava, e a Estrada do Ribeirão Grande, também em Itaipava. Na terça-feira (15) é a vez da Servidão Adelírio de Souza Lima que receberá nove equipamentos. Já na quarta-feira (16) serão cinco localidades: Rua Bernardo Proença, Cascatinha; Estrada José Almeida Amado, Caxambú; Ladeira Guilherme Wilbert, Pedras Brancas, Mosela; Humberto Rovigatti, Samambaia; e Estrada do Caminho do Paraíso, Castelânea.

Ruas do Fazenda Inglesa ganham nova iluminação de LED
O governo municipal iniciou nesta quinta-feira (10) a instalação de lâmpadas de LED na comunidade Vila São Francisco, localizada na Rua Stefan Zweig, no Fazendo Inglesa. As intervenções tiveram início no trecho de acesso da BR-040 e terminam próximo à esquina com o Bar do Levino. O trabalho de substituição das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED – que possuem maior eficiência energética – começou às 9h. Ao todo, dez pontos de iluminação contarão com a melhoria.
Recentemente, a mudança foi realizada pelo Departamento de Iluminação Pública da prefeitura, ligado à Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública – SSOP, na rua João Xavier, no Bingen, onde 81 lâmpadas foram substituídas. No fim de maio, a prefeitura já havia instalado a iluminação de LED na Vila Francisco, que fica na Estrada da Serra Velha, no Meio da Serra. Foram colocadas 34 luminárias em substituição às lâmpadas de vapor de sódio. Ainda em maio, 24 luminárias foram trocadas na rua Álvaro Machado, no São Sebastião.
O programa de eficientização do governo municipal busca padronizar e uniformizar a iluminação pública em todo o município. Neste ano, além desses locais, o executivo fez esse trabalho na Castelânea, Bingen, Alto da Serra, Duarte da Silveira, Secretário, Retiro, Araras e Pedro do Rio. O estudo levou em consideração os índices de iluminação estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para cada tipo de rua. “A tecnologia de luz de LED possibilita menor necessidade de manutenção – as lâmpadas possuem possuem mais durabilidade. Uma lâmpada de vapor de sódio de 250W, por exemplo, tem vida útil de 32 mil horas e demanda um reator que dura 20 mil horas em média. Já uma luminária de LED com 180W dura 50 mil hora”, explicou a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Karina Bronzo.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: