sex. jul 30th, 2021

CPTrans realiza capacitação de controladores de trânsito

O intensivo de três dias prepara os profissionais que auxiliam os agentes de trânsito no controle de tráfego e orientação aos motoristas.

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans deu início hoje (14) ao curso de aperfeiçoamento “Controladores de Trânsito: Treinamento e Capacitação”, que é voltado para os “amarelinhos” – como são conhecidos os controladores de trânsito. As aulas, que serão ministradas até quinta-feira (17), abordam o aprofundamento no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, além de técnicas de postura, conduta, fiscalização, gestos, apitos e noções de primeiros socorros.
“São esses controladores que, no dia a dia, auxiliam no trabalho dos agentes. Eles não possuem a atribuição de fiscalização, mas de orientação aos motoristas. Ajudam a organizar o trânsito, sinalizar e têm atuado desde o início do ano passado no suporte às equipes da secretaria de Saúde nas barreiras sanitárias”, informa o diretor-presidente da CPTrans, Luciano Moreira.
Um destes controladores é o José Henrique Inocêncio. Há um ano, ele trabalha na função e acredita que é a orientação a chave para tornar o trânsito mais seguro. “A gente não está ali para penalizar o motorista, nossa primeira missão é orientar os condutores. A gente procura abordar sempre com muita educação e explicar a melhor maneira de se agir no trânsito para evitar acidentes”, diz o controlador, que lembra que uma das atribuições é a de conduzir ações em casos de acidentes. “Na semana passada, um motociclista colidiu com um ônibus na Rua do Imperador. Além de ajudar a desviar o tráfego, isolamos a área para que ele pudesse ser atendido por uma equipe médica”.
É ainda papel dos controladores o de orientar os pedestres. “É muito comum sermos abordados por pessoas pedindo ajuda para localizar pontos de ônibus, endereços, qual ônibus pegar. Especialmente, as pessoas que não são da cidade”, lembra o controlador Antônio Damião, de 61 anos, que atua no terminal rodoviário do Centro Histórico.
Nos próximos dias, 60 controladores passarão pelo processo de capacitação. “Eles ajudam a atender com maior qualidade à população. Eles ajudam a aumentar o nosso efetivo, dando ao agente de trânsito mais braços para atuar. Para que sejam capazes de prestar esse auxílio eles aprendem as noções básicas de trânsito, as principais sinalizações. Além de pedestres e motoristas, em alguns casos, eles são agora ainda profissionais do trânsito. Eles, portanto, se adaptam à linguagem e às atribuições dos agentes de trânsito e deles na orientação aos motoristas”, ressalta a organizadora do curso, a agente de trânsito Luciana Venâncio.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: