sex. set 17th, 2021

Concurso IBGE segue sem cronograma 1 mês após decisão do STF

Um mês após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir a favor da realização do Censo Demográfico em 2022, o concurso IBGE, com mais de 204 mil vagas temporárias, segue sem um novo cronograma. Nesse período, candidatos continuam cobrando pelo reembolso das taxas de inscrição.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no entanto, mantém o posicionamento dado no dia 18 de maio, em que afirma estar discutindo todo o planejamento de um novo calendário do Censo diante da decisão do STF.
Entendemos o inconveniente, mas o IBGE está discutindo todo o planejamento de um novo calendário do Censo diante da decisão do STF e irá informar a definição quanto aos processos seletivos assim que possível”, diz o IBGE.
Em relação ao reembolso das taxas de inscrição, o Instituto afirma que isso só será feito caso os processos sejam cancelados. Com um novo calendário sendo elaborado, tudo indica que a devolução do dinheiro não deverá ocorrer, mantendo assim apenas a seleção suspensa e não cancelada.

Censo foi adiado após corte no orçamento
O adiamento do Censo Demográfico acontece pela segunda vez dentro de dois anos. Em 2020, quando foram abertas 208.695 vagas temporárias, a seleção teve que ser adiada por conta da pandemia de Covid-19.
Neste ano, no entanto, o adiamento ocorreu por uma decisão política, após, em março, o Congresso Nacional aprovar o corte no orçamento para a realização do Censo 2021.
Com uma redução de quase 90% do orçamento previsto (de R$2 bilhões para R$71 milhões), a realização da pesquisa e, consequentemente, do concurso se tornou inviável.

Fonte: Portal Terra

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: