qui. jul 29th, 2021

IML de Cabo Frio é reaberto após reforma com recursos da Faperj

O governador Cláudio Castro esteve, nesta sexta-feira (09/07), na cerimônia de reabertura do novo posto de Instituto Médico Legal (IML), em Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos. O espaço, ligado à Secretaria de Polícia Civil, estava fechado há cerca de cinco anos e foi reformado com recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secti). Foram investidos, aproximadamente, R$ 56 milhões nas obras de modernização do local, que, além de atender a população de Cabo Frio, também receberá demandas das cidades de Arraial do Cabo, Armação de Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Saquarema, Rio Bonito e Silva Jardim.
A reforma geral do prédio contemplou a recuperação de telhado, a pintura e a restauração das partes elétrica e hidráulica. Além disso, a sala de necropsia também passou por manutenção e foram instalados aparelhos de ar-condicionado novos no local.
“Por muito tempo, as pessoas que perderam seus parentes tinham que se deslocar para as cidades próximas para dar prosseguimento ao processo de sepultamento dos corpos. Reabrir o IML é resgatar a dignidade humana no momento de maior dor e sofrimento. As obras foram custeadas pela Faperj e teve todo o acompanhamento técnico da Polícia Civil. Vale dizer ainda que há no local um plano de descarte de resíduos em virtude da proximidade ao canal”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.
O posto funcionará em regime de plantão, 24 horas por dia, onde vão atuar médicos legistas, técnicos e auxiliares de necropsia, papiloscopistas, além do pessoal de apoio administrativo. No local, vão ser realizados os exames de corpo de delito e necropsias, de responsabilidade do Departamento-Geral de Polícia Técnico-Científica (DGPTC), da Polícia Civil, e, ainda, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que cabe à prefeitura.
“Um dos compromissos desta gestão da Polícia Civil é reabrir os IMLs do interior fluminense. Exatamente para minimizar o sofrimento da população que tem que enterrar seu parente e que, agora, não vai mais precisar ir a São Gonçalo ou a Macaé para isso. A Polícia Civil se sente valorizada com esta ação e, principalmente, entrega à população uma obra para que se tenha menos dor da hora da morte de um familiar”, disse o secretário de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski.
O Serviço Médico Legal de Cabo Frio atenderá os municípios de Arraial do Cabo, Armação de Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Saquarema, Rio Bonito e Silva Jardim.

Nova Faetec em Iguaba e futuro cinema em São Pedro da Aldeia
Pela manhã, o governador esteve em Iguaba Grande e inaugurou uma nova unidade da Faetec. Para o segundo semestre deste ano, cerca de 150 vagas em sete cursos de qualificação profissional serão oferecidas à população.
Cláudio Castro também visitou o local onde será construído um cinema em São Pedro da Aldeia através do programa ‘Cinema da Cidade’. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), a ação prevê a instalação de salas de projeção em cinco cidades do interior do Rio de Janeiro. Só em São Pedro da Aldeia, com as obras da sala – ao custo de R$ 3 milhões e cerca de 10 meses de duração – serão gerados 40 empregos diretos.
Castro também esteve nas obras do novo Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia, uma construção da iniciativa privada, que será o maior centro de abastecimento de alimentos e logística do interior do estado. O funcionamento será nos moldes do Cadeg, na capital, e tem a expectativa de gerar em torno de dois mil empregos, entre diretos e indiretos.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: