qui. out 21st, 2021

Atendimentos em quatro unidades de saúde encerram programação em alusão ao Julho Amarelo no sábado

Neste sábado (31) a prefeitura de Petrópolis finaliza as Ações em Saúde referentes ao Julho Amarelo, no mês de combate as hepatites virais. A ação será finalizada, com atendimentos de 08h às 16h, em quatro postos de saúde do município: PSF Alto da Serra, UBS Quitandinha, UBS Retiro e USF Posse. Serão disponibilizados testes rápidos contra as hepatites B e C, sífilis e HIV e Covid-19. Além disso, nos locais poderá ser feita a atualização da caderneta de vacina, juntamente com a vacinação contra a gripe.
“Estamos dando ênfase no combate as hepatites virais, para que as pessoas busquem o tratamento preventivo. Em 2020, Petrópolis teve 27 pessoas com a doença. Ações como esta são importantes para despertar a atenção das pessoas sobre o tema. É uma maneira de ampliar o acesso à informação”, destacou o prefeito interino Hingo Hammes.
A Ação em Saúde nas unidades neste sábado, finalizará a programação em alusão ao Julho Amarelo, que contou com atendimentos no Centro de Saúde do Itamarati, na Praça da Inconfidência, no Centro da cidade, e na Praça de Corrêas.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas. Quando aparecem, eles se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, relação sexual desprotegida, contato com sangue contaminado através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes, da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.
Em 2010, a Organização Mundial de Saúde instituiu o dia 28 de julho como Dia Mundial de combate às Hepatites Virais. No Brasil, desde a publicação da Lei nº 13.812 em 2019, foi instituído o Julho Amarelo, um mês para a efetivação de ações de combate às hepatites virais.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: