qui. jan 27th, 2022

2º semestre na rede municipal de ensino: aulas remotas (online) retornam nesta terça, dia 3 de agosto

O atendimento na rede municipal de Educação retorna nessa terça-feira (03/08), no formato remoto (online), com suporte através da plataforma Educa em Casa e interação com professores de acordo com a orientação da equipe gestora. Já o ensino híbrido – remoto e presencial – deverá ter início em 24 de agosto, de forma escalonada, ou seja, separado por fases e com espaçamento de datas. Os pais e responsáveis continuam podendo optar por continuar com os crianças e jovens no ensino remoto, caso essa seja a escolha da família.
No ensino remoto, a plataforma Educa em Casa continua sendo o meio oficial de interação dos alunos com os professores e escolas. Desde o início do ano, o endereço eletrônico, que fica no site da prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br) vem passando por adequações para melhor atendimento dos docentes e estudantes. Os professores conseguem colocar os conteúdos programáticos de cada turma no Educa, além de interagir e receber arquivos dos alunos no chat em grupo e individual. Estudantes têm acesso aos materiais disponibilizados pelos docentes, podem acessar o chat e também podem clicar nos ícones com sugestões de atividades diferenciadas como biblioteca, visitas culturais guiadas, informações sobre alimentação e literatura acessível.
Já o ensino híbrido na rede municipal terá início no dia 24 de agosto, com respeito aos protocolos sanitários: distanciamento, uso de EPIs e máscaras. Além disso, o Selo Escola Segura é obrigatório – ou seja, voltarão, gradualmente, as instituições de ensino que já estão totalmente preparadas para o retorno, com todas as adequações já realizadas para garantir a segurança da comunidade escolar. Atualmente 86 escolas da rede possuem o selo – segundo programação de visitas da comissão, até o início do ensino híbrido, todas as demais já terão sido visitadas.
O calendário com as datas e turmas que voltarão, bem como o espaçamento de tempo em que o retorno entre cada grupo vai ocorrer será publicado pela Secretaria de Educação o dia 12 de agosto, mas é importante destacar que o retorno presencial será feito de forma escalonada, com horário reduzido e distanciamento mínimo de um metro. O primeiro grupo de alunos iniciará o retorno presencial em 24 de agosto. Já o segundo retornará em 6 de setembro. O terceiro em 13 de setembro e o quarto em 20 de setembro. O calendário completo com as turmas já foi apresentado no Grupo de Trabalho que atuou na preparação do material do Plano de Retorno do Município e será apresentado no Conselho Municipal de Educação (Comed). Após esse trâmite, será publicado oficialmente pela Secretaria de Educação.
“As equipes gestoras terão reuniões com a Secretaria de Educação para esclarecer dúvidas. Espaçamento das carteiras, distanciamento, os cuidados e uso de máscaras, álcool em gel… tudo está sendo tratado com muito cuidado para que tenhamos um retorno tranquilo”, explicou o prefeito interino Hingo Hammes.
A secretária de Educação, Marcia Palma, explica a importância deste momento. “O retorno será respeitando os protocolos e com toda atenção possível. É um primeiro passo que precisa ser dado e será monitorado em todos os momentos. É importante destacar que o retorno presencial, no formato híbrido, com aulas presenciais e o contínuo do uso da plataforma Educa em Casa está sendo possível porque o município, felizmente, avançou na vacinação”.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: