qui. out 21st, 2021

Com a previsão de baixa umidade relativa do ar nos próximos dias, Defesa Civil orienta sobre prevenção a incêndios florestais

Integração entre órgãos tem contribuído para agilidade em atendimentos a ocorrências e redução de casos na cidade


Em aviso meteorológico desta sexta-feira (20), a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias reforça a previsão de baixa umidade relativa do ar, que pode atingir valores abaixo de 40%. O boletim chama a atenção para o maior risco de ocorrência de incêndios florestais que podem afetar o município ao longo de todo o fim de semana. Essa condição, de dias com o tempo mais seco principalmente durante o período da tarde, pode se prolongar até a próxima segunda-feira (23). As equipes da Defesa Civil mantêm a atuação de apoio a órgãos competentes e fortalecimento das medidas de prevenção por toda a cidade, com a divulgação de alertas e realização das Rondas Preventivas pelos locais de maior incidência, como os terceiro, quarto e quinto distritos.
O trabalho integrado, de apoio ao Corpo de Bombeiros, é uma das práticas que tem feito a diferença e alcançado resultados positivos, no que se refere aos índices de queimadas em vegetação pela cidade. Ao longo de todo ano, foi registrada uma queda de 33,5% no número de ocorrências. O levantamento parcial do 15° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, aponta para 115 casos de incêndios florestais até o momento, número menor que o mesmo período de 2020, quando foram registrados 173 registros.
“Temos atuado constantemente em apoio aos órgãos e com a população, focamos para que haja maior conscientização dos riscos dos incêndios florestais e adoção de ações de prevenção. Estamos trabalhando juntos com os demais órgãos para a implantação de medidas que contribuem para a diminuição de desastres na nossa cidade”, destaca o secretário de Defesa Civil, o tenente coronel Gil Kempers. As equipes da Defesa Civil atuam ainda em apoio a órgãos como ICMBio, Inea, Guarda Civil Municipal (GCM).
A comandante do 15° GBM, tenente coronel Elisangela Francisca de Matos, destaca a importância do trabalho de prevenção para a inibição de casos. A emissão dos boletins meteorológicos diários e a realização das Rondas Preventivas pela cidade tem contribuído para a conscientização da população e agilidade de atuação. “As rondas nos bairros do município, principalmente em locais onde sempre acontecem esse tipo de evento nessa época de estiagem, tem contribuído para identificação precoce de possíveis focos de fogo em vegetação, ocasionando um rápido atendimento e a extinção desses focos com mais facilidade”, pontua a comandante.
O boletim desta sexta (20) chama a atenção para cuidados que a população precisa ter em situação como a esperada para os próximos dias. É de grande importância que se evitem práticas como a de soltar balões e a queima de lixo, atitudes consideradas de alto risco para a ocorrência de incêndios que podem tomar proporções difícil controle. O aviso da Defesa Civil também orienta para cuidados com a saúde em dias mais secos, como: não praticar atividade física ao ar livre entre 11h e 15h; permanecer em locais protegidos do sol; aumentar o consumo de água; e manter os ambientes umidificados. Ao identificar focos de incêndio em vegetação, as equipes de atendimento devem ser chamadas pelos 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: