sex. set 17th, 2021

Covid-19: 2.398 pessoas vacinadas em busca ativa em unidades de Saúde

Equipes de Saúde que estão fazendo a busca ativa por pessoas ainda não vacinadas contra a covid-19 aplicaram desde o início dos trabalhos, no dia 23 de agosto, 2.398 vacinas em pessoas que moram em áreas atendidas por equipes de Estratégia de Saúde da Família. Em 11 dias, 2.256 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 142 receberam a segunda dose do imunizante, totalizando 2,398 vacinas aplicadas. O trabalho está entrando na reta final. Nesta quinta-feira (09/08) a busca ativa está sendo realizada nas regiões de Secretário e do Vila Rica. Na sexta o trabalho segue em Araras e no Vale das Videiras. Na próxima terça (14/09) serão vacinados moradores cadastrados às unidades de saúde da Posse e do Brejal.
“É um trabalho importante, que vem somar a todos os esforços da Secretaria de Saúde para ampliar as frentes de imunização na cidade, para que tenhamos o mais breve possível toda população apta a receber o imunizante, vacinada”, avalia o prefeito Hingo Hammes.
Até quarta-feira (08/09) Petrópolis tinha 218.776 pessoas vacinada, o que significa que 90% da população maior de 18 anos já recebeu uma dose ou a dose única do imunizante. Destes, 110.125 receberam a segunda dose ou a dose única do imunizante, o que significa que 45,49% dos vacinados concluíram o esquema de vacinação.
A busca ativa está sendo feita de forma escalonada por profissionais de saúde em áreas de 41 unidades existentes em bairros distribuídos nos cinco distritos, entre Postos de Saúde da Família (PSFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com Estratégia de Saúde da Família.
“A busca ativa é voltada para moradores já cadastrados nas unidades que têm a estratégia de Saúde da Família e são atendidas nas unidades. Antes disso, as equipes já vinham fazendo o levantamento junto a população atendida pelas unidades com chamamento para aplicação de segunda dose. A Secretaria de Saúde está buscando entre os atendidos, pessoas que ainda não tenham sido vacinadas com a primeira dose ou que por algum motivo perderam o prazo para receber a segunda dose. É um trabalho muito importante dentro da campanha de imunização”, frisa o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.
A Secretaria de Saúde lembra que as famílias atendidas pela equipe de Estratégia de Saúde da Família são informadas previamente sobre a data da ação em sua região.
O planejamento da busca ativa foi feito pelas equipes da Divisão de Imunização e da Superintendência de Atenção a Saúde. O trabalho é voltado exclusivamente para moradores que já são cadastrados e atendidos pelas equipes de estratégia de Saúde da Família.
A Secretaria de Saúde frisa, que a vacinação é fundamental para o controle da pandemia e reforça a orientação para que a população mantenha as medidas para conter a covid-19.
“A vacinação está avançando, temos hoje mais de 90% da população adulta que já recebeu pelo menos uma dose da vacina e 45% que concluíram o esquema de vacinação. Mas ainda é preciso que a população mantenha os cuidados: uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel quando não for possível lavar as mãos, e distanciamento social, evitando as aglomerações”, destaca o secretário Aloisio Barbosa da Silva Filho.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: