qui. jan 27th, 2022

Aluno da Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis tem artigo aceito em simpósio internacional

De 4 a 8 de outubro, o Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe) reunirá pesquisadores, desenvolvedores, professores e estudantes para discutir e trocar experiências relacionadas às áreas de data mining (mineração de dados) e machine learning (aprendizado de máquina). Entre eles, estará o aluno do 6º período do curso de Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis Thalis Duarte Galeno, que teve seu artigo “A sketch for the KS test for Big Data” aceito para o evento.
“É muito gratificante ter o reconhecimento do nosso trabalho pela comunidade científica, contribuir com o desenvolvimento da área e ainda poder representar o Cefet/RJ”, comemorou Thalis. Seu artigo aborda a detecção de mudanças em fluxo de dados, o que gera um grande impacto em algoritmos de aprendizado de máquina para fluxo contínuo. De acordo com o professor do campus Petrópolis Douglas Cardoso, orientador de iniciação científica (IC) de Thalis e co-autor do trabalho, a pesquisa propõe uma técnica para monitoramento em tempo real de dados, que pode ser útil em diversas áreas, como a da saúde, para o acompanhamento de pacientes através de sensores; a de sistemas elétricos e de telecomunicações, para o controle da carga de rede; a de astronomia, para a detecção de alterações de sinais do espaço de capturados através de radiotelescópios, entre outras.
“O trabalho resulta não apenas de uma ideia promissora, mas principalmente de todo esforço do Thalis, que topou o grande desafio que propus a ele enquanto seu orientador de IC, e também da colaboração internacional do professor João Gama, da Universidade do Porto. Esperamos ainda realizar novas descobertas científicas com base nestas ideias, explorando-as em maior profundidade”, ressaltou Douglas.
O maior desafio do processo de pesquisa e escrita do artigo, segundo Thalis, foi conciliar a dedicação no projeto com as disciplinas da faculdade, algo que exige muita organização e planejamento: “um artigo científico é um trabalho de longo prazo, então é preciso manter o foco e a motivação por um longo tempo. Contudo, acredito que todo o aprendizado e experiência obtidos durante essa trajetória serão levados para a vida e compensam todo o esforço”.
O KDMiLe está sendo organizado pelo Cefet/RJ nesta edição de 2021 e será realizado inteiramente em formato on-line, em conjunto com a 36ª edição do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados 2021 (SBBD), uma das principais conferências brasileiras sobre ciência de dados e Big Data.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: