dom. dez 5th, 2021

Defesa Civil mantém apoio no combate ao incêndio florestal em Secretário

As equipes do 15° Grupamento de Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Petrópolis, INEA e ICMBio continuam em operação para conter o incêndio florestal que atinge a região de Secretário, em Pedro do Rio. O efetivo deve ser reduzido ao longo da noite, mas o Corpo de Bombeiros mantém equipe no local para o monitoramento da situação. A chuva registrada na região no momento, não atinge toda área afetada pelo fogo. Os demais órgãos, que apoiam a operação, estão em planejamento para garantir a manutenção do combate ao fogo neste domingo (25) se necessário.

Ao longo da tarde deste sábado (24) o efetivo foi aumentado para 65 agentes, entre militares e civis especializados para a atuação direta ou suporte na ação. Dois helicópteros foram direcionados para o reforço no atendimento da ocorrência. Uma equipe da Rede de Operações de Emergência de Rádio Amadores (ROER) também se deslocou para a região e colaborou com a comunicação de rádio entre os agentes. Um drone foi utilizado para acompanhar a evolução do fogo na mata, mas até o momento não é possível estimar o tamanho da área atingida.

“A Defesa Civil continuará com equipe destacada em apoio ao Corpo de Bombeiros, assim como demais órgãos, no combate a esse incêndio de grande proporção que atinge a região. Além do apoio in loco, estamos em constante monitoramento para o envio de alertas meteorológicos que apontem maiores riscos para as localidades”, destacou o secretário de Defesa Civil, o tenente coronel Gil Kempers, que acompanhou a operação durante este sábado.

De acordo com o aviso meteorológico da Defesa Civil, há previsão de deslocamento de núcleos de chuva em direção ao município, o que pode ajudar a conter o fogo no período da noite. Para o fim deste sábado (25), estão previstas pancadas de chuva isoladas, com ventos de intensidade fraca a moderada, índice de umidade relativa do ar com mínima de 50% e temperatura variando entre 14°C e 25°C.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: