sáb. jan 22nd, 2022

Empresas de ônibus reutilizam mais de 16 milhões de litros de água por ano em Petrópolis

As empresas de ônibus em Petrópolis continuam investindo e adotando procedimentos sustentáveis para a reutilização da água, um dos recursos mais preciosos do planeta, principalmente em período de estiagem. Somente no ano passado, através de equipamentos e sistema próprio para a captação, as operadoras conseguiram evitar o desperdício, minimizar o consumo e reduzir os gastos, reaproveitando mais de 16 milhões de litros de água.
Pioneira na iniciativa sustentável, a garagem da Turp Transporte conta há sete anos com o sistema de reuso e captação de água. Nesse período, quase 74 milhões de litros foram economizados, equivalente a aproximadamente 10,5 milhões de litros por ano. A tecnologia concentrada na garagem da empresa conta com equipamentos como bombas, controladores de nível elétrico, automação industrial, oxigenação induzida, filtragem e dosadores. A base de tratamento da água ainda possui dois sistemas, sendo o biológico e o químico.
“Precisamos preservar a água, responsável pelo equilíbrio do planeta. Durante o processo de limpeza dos ônibus, por exemplo, conseguimos reutilizar 75% da água. Alinhando as boas práticas às tecnologias disponíveis no mercado, podemos ter como resultados a economia no consumo e a qualidade na execução dos serviços de limpeza”, disse Jean Moraes, diretor da Turp.
Na garagem da Cidade Real, os sistemas de captação e reuso da água também estão rendendo resultados positivos. Para Miguel Ângelo Vianna, gestor da empresa, o investimento que teve início em 2017, reflete tanto na economia, como também contribui com o meio ambiente. Somente em 2020, a empresa conseguiu economizar mais 3,5 milhões de litros de água, quantidade equivalente ao processo de limpeza de até 12 mil ônibus.
“A água é um bem indispensável e que deve ser levado a sério. Para se ter ideia, utilizamos, em média, 300 litros para manter a limpeza de um coletivo. Após as ações de sustentabilidade, conseguimos reaproveitar 270 litros em cada lavagem de ônibus. Prezamos por orientar o consumo responsável tanto na prática, como também, através de campanhas internas de conscientização para os colaboradores”, explicou o gestor da empresa.
Também pensando em ações sustentáveis, as empresas Petro Ita e Cascatinha contam há três anos com o tratamento de água para reuso. Em média, são reutilizados 180 mil litros de água por mês, o que representa uma economia de mais de 2,1 milhões de litros por ano. Armazenada de forma adequada, a água é utilizada exclusivamente para a lavagem dos coletivos.
A Cidade das Hortênsias, que está com recursos de captação de águas pluviais há três anos, consegue reaproveitar uma média de 40 mil litros por mês, equivalente a quase 500 mil litros por ano, utilizados para a lavagem dos ônibus e limpeza do pátio da empresa. A captação acontece por meio de calhas colocadas no telhado da garagem, que vão direto para as caixas d’água.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: