seg. out 18th, 2021

Testa Petrópolis: saúde inicia busca ativa para testar pacientes com sintomas de covid-19

Teste antígeno será feito por equipes que atuam em UBSs e PSFs
O prefeito Hingo Hammes e o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, anunciaram o Testa Petrópolis, programa de busca ativa por pacientes com sintomas de covid-19, com testagem rápida, feita por equipes de unidades com Estratégia de Saúde da Família – UBSs e PSFs. O teste antígeno permite a detecção do novo coronavírus desde os primeiros dias de infecção e tem resultado liberado em 15 minutos. Paralelo à vacinação, o Testa Petrópolis vem somar com as ações para melhor controle da pandemia de covid-19 na cidade. A testagem está sendo realizada em áreas atendidas por equipes que compõem unidades de saúde dos bairros em pacientes com sintomas respiratórios.
“Temos hoje uma situação mais estável em relação à covid-19, tanto em relação à demanda por atendimentos, quanto nas internações, que se mantém em níveis baixos. A vacinação está avançando em diferentes frentes, seguimos com a imunização de adolescentes, com a aplicação e doses de reforço nos idosos e todos os demais públicos, mas a pandemia ainda não acabou. Este tipo de testagem, feita praticamente em casa, é importante para o melhor controle da pandemia”, destaca o prefeito Hingo Hammes.
Nas unidades, onde a testagem está sendo implementada gradativamente, o trabalho de identificação dos pacientes para a aplicação de teste pode ser feito tanto durante as consultas, quanto durante os atendimentos domiciliares de rotina para acompanhamento dos pacientes.
“Ao perceber que o morador apresenta algum sintoma respiratório, as equipes de saúde aplicam do teste. Em caso de resultado positivo o paciente já recebe todas as orientações necessárias, como a necessidade de isolamento para evitar a contaminação de outras pessoas, além de ter os dados enviados para a central de monitoramento. A intenção ao fazermos esta testagem nas UBSs e PSFs é reduzir a circulação da doença, uma vez que a pessoa já recebe o diagnóstico em casa”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.
Equipes que atuam nas unidades com Estratégia de Saúde da Família já passaram por treinamento com a Vigilância Epidemiológica para atualização sobre a coleta de materiais para o exame antígeno. Os exames serão realizados com 9.500 testes rápidos enviados ao município pela Secretaria de Estado de Saúde.
Nesta segunda (27/09) Petrópolis tem 107 pacientes internados, sendo 48 em UTIs e 59 em leitos clínicos, 28,79% e 18% respectivamente. O município tinha 196.917 testes realizados, com 48.267 casos confirmados de covid-19. Dados da Vigilância Epidemiológica apontam que o município tem 45,875 recuperados e contabiliza 1.512 mortes em função de covid-19.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: