seg. maio 16th, 2022

Referência na rede pública em cirurgias de mama, HAC recebe a abertura do Outubro Rosa

Hospital de referência na rede pública para cirurgias oncológicas – entre os quais procedimento de mastectomia e reconstrução de mama – o Alcides Carneiro recebeu na noite desta sexta-feira (1°/10) a abertura do Outubro Rosa – movimento que lembra a importância da prevenção ao câncer de mama. Até o mês de setembro, 141 cirurgias de mama foram realizadas na unidade – número que é superior ao total de procedimentos realizados em todo o ano de 2020, com 106 procedimentos.
Referência também no diagnóstico da doença, o HAC terá ações especiais ao longo do mês de outubro para incentivar a prevenção. Haverá ações de conscientização e, é claro, exames, como ultrassonografias transvaginal e de mama, mamografias, consultas e coleta de preventivo. A equipe da unidade também realizará cirurgias para reconstrução de mama.
“É importante ressaltar a importância do trabalho da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO) na cidade. Também é essencial lembrar que o HAC é o maior hospital da rede pública em Petrópolis e referência quando o assunto é oncologia. Sabemos que temos muito mais a fazer, mas ver toda a equipe do hospital aqui, unida, me dá ainda mais certeza de que esse é o caminho. Entregamos ao Estado um projeto de R$ 30 milhões para a reforma do hospital. Vamos continuar trabalhando para melhorar a infraestrutura e os serviços prestados à população. Ficamos honrados por ter a abertura do Outubro Rosa aqui. Agradecemos à APPO pela escolha e, sobretudo, à equipe de profissionais de saúde, que se dedica a salvar vidas com seu trabalho na unidade”, disse o prefeito Hingo Hammes, destacando que a Secretaria de Saúde realiza no dia 23 o Dia “D” de prevenção ao câncer de mama, com mutirões de atendimentos, exames e atividades de conscientização em todas unidade da rede pública de Saúde.
“Teremos o Dia D com uma programação que será realizada em todas as unidades de atenção básica com Estratégia de Saúde da Família e em outras unidades da rede pública no dia 23. O HAC terá nesta data mutirões com ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de mama, mamografias e cirurgias reconstrutoras de mama. Mas os atendimentos voltados para a campanha no Alcides Carneiro começam neste fim de semana, com mutirão para ultrassonografias de mama, a serem realizadas no sábado e no domingo”, anunciou o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, que agradeceu a escolha do HAC para a abertura do evento.
“Fiquei emocionado ao ver a equipe ser aplaudida. Trabalhei aqui durante muitos anos e conheço bem cada um. Sei de todo o esforço e trabalho. Esse reconhecimento nos dá força”, frisou.
Médico, ele reforçou a importância do autoexame para detecção precoce do câncer se mama. “E se perceber algum nódulo, procure atendimento médico imediatamente”, orientou.
O secretário de Saúde lembrou os esforços para manter os atendimentos em meio a pandemia. “A direção do HAC vem trabalhando para agilizar o fluxo de atendimentos para que possamos oferecer na rede pública um serviço cada vez melhor aos pacientes”, destacou.
Ana Cristina Mattos, presidente da APPO, lembrou que ninguém faz nada sozinho. “Escolhemos o HAC este ano para a abertura pois precisamos valorizar este hospital e sua equipe. Nós da APPO, as autoridades aqui representadas, assim como a população precisamos nos unir para abraçar o HAC, para defendermos o atendimento de oncologia. Peço que todos abracem este hospital, mas que abracem com o coração. Agradeço extremamente ao esforço da direção” afirmou.
O deputado Hugo Leal Hugo lembrou, durante a solenidade, que a mãe faleceu com câncer este ano. “Nesse momento aqui, em memória da minha mãe, eu homenageio a todas as vitoriosas. Fazer este evento aqui é especial, porque sempre estive presente neste espaço como parlamentar. Assisti e participei de muitas mudanças e melhorias. E não posso deixar de destacar que, em todos estes anos, nunca vi aqui faltar disposição a todos os membros da equipe para o atendimento. Meus parabéns a todos os funcionários que atuam aqui. Vamos nos esforçar para trazer um mamógrafo digital pra cá. E temos o compromisso de trabalhar pelas melhorias para outras unidades de saúde de Petrópolis”, ressaltou.
Nos últimos oito anos, o número de cirurgias de mama no Hospital Alcides Carneiro vem crescendo, passando de 51 em 2014 para 106 em todo ano passado e 141 até setembro deste ano.
Diretora administrativa do HAC, Ronye Faraco relembrou o início de seu trabalho no hospital. “A abertura do Outubro Rosa no HAC é um sinal de reconhecimento que mostra que estamos no caminho certo. Lembro com carinho da minha história com este hospital, que começou lá em 2014. Naquela época, começamos a organizar o serviço de oncologia”, relembrou ela, que, em 2017, teve câncer de mama. “Ali eu entendi que não se trata de saber, mas de sentir. Tive acesso, recursos para me tratar, e é isso que quero oferecer a todos aqui. Quero que todas as outras pessoas possam também ter acesso a tratamento e sair vitoriosas”, destacou.
A solenidade teve a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Fred Procópio, da vereadora Gilda Beatriz, da presidente do Conselho de Saúde Erika Pedroso, entre outras autoridades. A missa de abertura do evento foi presidida pelo bispo da diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: