sáb. jan 22nd, 2022

Secretário de Saúde participa de encontro do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana

Petrópolis será sede do Cis-Serra a partir do ano que vem

O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho, participou nesta sexta-feira (01) do encontro do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (Cis-Serra) do Estado do Rio de Janeiro. O evento, que aconteceu na cidade de Bom Jardim, contou com a presença do secretário de Saúde do Estado, Alexandre Chieppe, e de prefeitos e secretários de municípios da região. Durante a reunião, o grupo debateu ações da saúde no Estado através do consórcio. Este foi o primeiro encontro, após Petrópolis ser escolhida como cidade sede do Cis-Serra.

“Petrópolis será a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde a partir do ano que vem. É uma honra para a cidade essa escolha. Fomos muito bem recebidos e abraçados por todos do Cis-Serra. Estamos reafirmando o compromisso com o consórcio. A presença do secretário de Saúde do Estado, Alexandre Chieppe, mostra também a abertura de diálogo por parte do Governo do Estado”, diz o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho.

Durante o encontro, técnicos das secretarias municipais de saúde trocaram informações sobre serviços prestados na rede pública. Além disso, foi destacada a importância da parcerias entre prefeituras para a disponibilização de equipamentos, transporte sanitário, insumos e materiais de serviço.

O secretário de Saúde do Estado, Alexandre Chieppe, ressaltou a necessidade do debate sobre os consórcios de saúde. “Esta parceria vai permitir um maior aporte de recursos para os municípios, diretamente pelo Governo Estadual e Federal, além de dar autonomia orçamentária e liberdade para ser reconhecida como instrumento de gestão. Através do consórcio, vamos melhorar o acesso das pessoas aos serviços de saúde”, explica ele, lembrando que o projeto de lei que viabiliza esse repasse de recurso ainda precisa da aprovação na Assembleia Legislativa e de uma legislação específica no âmbito federal.

A proposta de trazer a sede do Cis-Serra para Petrópolis foi apresentada pelo prefeito Hingo Hammes na última reunião, em 27 de agosto. Será a primeira vez que o município será sede do Consórcio. Hoje a sede está instalada no município de Cordeiro. O CIS-Serra foi criado em 2004 com o objetivo de fortalecer as ações de Saúde entre municípios, como compra de insumos e prestação de serviços.

O prefeito da cidade de Cordeiro, Leonam Melhorance, é o atual presidente do CisSerra. No encontro, ele destacou que a união dos municípios é fundamental. “O consórcio entre os municípios é o futuro. Estamos avançando aos poucos, entendendo os serviços, para ampliarmos para outras questões, até alcançarmos um modelo que vai atender as necessidades de todas as cidades envolvidas”.

O próximo encontro do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana acontecerá na cidade de Sumidouro. Além de prefeitos e secretários de Saúde, estava presente no evento o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Oliveira.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: