dom. dez 5th, 2021

Dia do Agente de Saúde: profissionais são o elo de ligação entre a Prefeitura e comunidade

Na segunda-feira (04), foi celebrado em todo o Brasil o Dia do Agente de Saúde. Os profissionais são o elo de ligação entre o Sistema de Saúde e a comunidade, atuando em ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, sobretudo com foco na orientação e nas atividades educativas domiciliares e/ou coletivas.
O prefeito Hingo Hammes fala da importância dos profissionais na conexão entre o poder público e a população. “Esses profissionais são pessoas conhecidas da população. Diariamente eles estão ali nos bairros e comunidades, atendendo as pessoas e ajudando em todos os momentos. São um braço da Secretaria de Saúde e da Prefeitura entrando na casa das pessoas”, lembrou. “Parabenizo e agradeço a cada profissional pelo trabalho não só para a Prefeitura, mas em prol da população”, afirmou o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho,.
Os agentes são divididos entre os agentes de endemia, que trabalham no combate e prevenção às doenças endêmicas, e os agentes de Saúde, fundamentais na disseminação de informações e no monitoramento da saúde da população das comunidades. Além disso, os profissionais contribuem com a vacinação, auxiliando na busca ativa para aplicação da vacina contra a Covid-19 em moradores que ainda não se vacinaram.
“As atividades que são realizadas pelos agente de combate de endemias são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chickungunya, zika, chagas, febre amarela e malária. Precisamos valorizar o trabalho destes profissionais tão importantes no controle das arboviroses, e outras zoonoses, que visam a proteção da saúde da população”, ressalta a coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Alessandra Cardoso, lembrando que os agentes de endemia realizam mensalmente cerca de 45 mil visitas a domicílio.
A diretora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Luana Mello, parabenizou os profissionais pelo dia: “Os agentes comunitários de Saúde são profissionais de alta relevância para a Atenção Básica, conexão da Comunidade com a Estratégia de Saúde da Família e Unidade Básica de Saúde, formados pelo, e para a própria comunidade. Possuem uma função muito importante no acolhimento,o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe. Diante da pandemia do Covid-19 iniciada em 2019, os agentes comunitários de Saúde em conjunto com os profissionais de saúde , tiveram um papel crucial na disseminação de informações e no monitoramento de comunidades. Parabéns a todos os Agentes Comunitários de Saúde”.

Capacitação para os agentes será realizada na sexta-feira (08)
A Secretaria de Saúde realizará na próxima sexta-feira (08) de forma online, uma capacitação para os agentes de Saúde do município. A ação será aberta aos agentes comunitários e de endemias, e abordará o tema “empatia e atuação no território”. A Educação Permanente acontece também em alusão ao Dia dos Agentes de Saúde.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: