dom. dez 5th, 2021

Projeto Literatura na Escola em parceria com o Elos Clubes e Prefeitura premia alunos da rede municipal

Alunos de seis unidades da rede municipal foram vencedores da 1ª Feira de Literatura de Língua Portuguesa do Elos Clube de Petrópolis, em parceria com a Prefeitura. Os trabalhos foram premiados durante um evento nesta sexta-feira (29) na Casa de Portugal. A feira faz parte do projeto Literatura na Escola iniciado em setembro, que teve como tema o poeta, professor, jornalista e teatrólogo Gonçalves Dias.
Os projetos premiados foram de alunos do quinto período da Educação Infantil das escolas do Bataillard e Beatriz Zaleski (na Posse); do quinto, sexto e nono anos do Ensino Fundamental dos colégios Bataillard, Oswaldo Costa Frias (Posse), Rosemira Cavalcanti (Cascatinha) e Papa João Paulo II (São Sebastião) e os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Casa de Educação Visconde de Mauá (no Centro).
Os alunos participaram com releituras da Canção do Exílio, do poema Olhos Verdes e Minha Canção, meu lugar. “Ações como esta têm o objetivo de promover a literatura na escola e incentivar a leitura das nossos jovens e crianças, fortalecendo a geração de alunos-leitores”, disse o prefeito Hingo Hammes.
Para o secretário de Educação, José Luiz de Souza Lima, ações que incentivam a leitura reforçam o projeto municipal de que cada escola deve contar uma biblioteca. “Ler é você se transportar para outro mundo, outra realidade, culturas e experiências. Devemos sempre apoiar e ser parceiros de propostas que incentivam a leitura e releitura de personalidades como Gonçalves Dias para alunos das nossas comunidades”, pontuou o secretário.
A doutoranda em estudos literários e diretora cultural do Elos Clube de Petrópolis, Rosina Bezerra de Mello, destacou a parceria com a Secretaria de Educação e o empenho e dedicação dos professores da rede municipal com o projeto. “Essa premiação é fruto do excelente trabalho desses professores. Ao longo desses 50 anos de existência do Elos na cidade de Petrópolis, sempre buscamos por parcerias para realizar diversos projetos sempre voltados para a literatura e preservação da língua portuguesa”, ressaltou. “O Literatura na Escola é fruto dessa parceria com a Secretaria de Educação”, acrescentou Rosina.
Foram selecionados dois trabalhos de cada categoria, num total de dez projetos premiados. A comissão julgadora foi formada por integrantes do Elos Clube e da Secretaria de Educação.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: